quarta-feira, 01 de outubro de 2025

Brasil já confirmou três mortes por metanol

Já são três mortes confirmadas por metanol no Brasil. As vítimas são homens de 58, 54 e 45 anos. Um quarto óbito por intoxicação de metanol é investigado, mas não se sabe como ocorreu a contaminação. Os três óbitos aconteceram em São Paulo, devido ao consumo de bebidas alcoólicas “batizadas”.

Atualmente, dez casos estão sob investigação, dos quais três resultaram em óbitos confirmados – um homem de 58 anos em São Bernardo do Campo, um homem de 54 anos na capital e o terceiro de 45 anos em investigação do local de residência. Outro, de um homem com histórico de etilismo crônico, está em investigação, pois não se sabe como ocorreu a intoxicação. Um caso foi descartado.

O metanol, ou álcool metílico, é um composto químico tóxico, líquido e inflamável, usado como solvente, anticongelante e matéria-prima para a produção de plásticos, tintas e biodiesel. Embora seja uma alternativa para a descarbonização no transporte e na indústria química, ele não deve ser ingerido, pois a ingestão provoca intoxicação grave, levando à cegueira e até à morte.

Posição do Governo Federal

O Governo Federal se manisfestou através de uma nota técnica pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública,
Secretaria Nacional do Consumidor, Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade
Intelectual. Confira.

Nota

 

 

 

Outros Posts