O duo francês Daft Punk anunciou o fim da carreira, nesta segunda (22), após 28 anos de parceria. Formado na França, em 1993, pelos produtores Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, o Daft Punk é considerado um dos maiores nomes da história da música eletrônica. Lembrados pela estética irreverente sempre de capacetes e roupas futuristas, o Duo revolucionou não só a indústria musica, mas também a cultura pop em geral por misturar ficção cientifica e robótica com um toque de referências oitentistas em seus trabalhos. A separação foi divulgada com um vídeo de 8 minutos e intitulado ‘Epilogue’, publicado nas redes sociais dos artistas. Confira abaixo.
O nome do duo cibernético foi inspirado em um artigo publicado na revista britânica “Melody Maker” sobre o primeiro trabalho da dupla, lançado em uma coletânea em 1992. Na época, eles se chamavam Darling e faziam rock. A matéria dizia que eles tocavam como “um bando de punks bobos”, no caso — ‘daft punk’.
O primeiro primeiro álbum oficial, “Homework”, lançado em 1997, mistura house, techno, acid e funk e acabou entregando hits atemporais como ‘Da Funk’ e a hipnotizante ‘Around the World’. Já o último álbum da dupla, “Random Access Memories”, lançado em 2013 após cinco anos de produção, emplacou de cara 4 Grammys : gravação do ano e performance do ano por “Get Lucky”, álbum do ano e melhor álbum de música eletrônica.
Ainda não se sabe os motivos da separação dos DJ’s, mas o site Pitchfork, a assessora de imprensa de longa data do Daft Punk, chegou a confirmar o fim do projeto.
Relembre alguns sucessos
‘Get Lucky’, 2013
‘Lose Yourself to Dance’, 2013
‘Around the World’, 1997