O mês de maio é um dos picos de vendas para os setor comercial brasileiro. O dia das mães, esse ano celebrado no dia 8 de maio, é um dos pilares para o aumento de vendas do mês. Depois de 2 anos de pandemia de Covid-19 e as limitações impostas pela quarentena, o comércio se prepara para um melhor ano de vendas.
A expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteie alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços. Para a CNDL a média total de gastos do brasileiro neste dia das Mães, ficará em torno de R$ 200,00.
Para este ano, se espera que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — o dado fica bastante próximo dos 77% observados em 2021. Os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.
O encarecimento dos produtos devido a inflação está sendo sentida pelos brasileiros, mas não irá impedir os consumidores de escolher um presente para suas mães. Os líderes de vendas esse ano ficam por conta das roupas, calçados e acessórios.
Para a presidente da Câmara de Lojistas de Juazeiro, Zenilda de Sena,
Os números apresentados trazem ânimo para o setor, apesar do atual cenário econômico. A inflação impacta diretamente no poder de compra da população, mas a data continua como uma das mais importantes do varejo e a tradição de presentear as mães, está garantida, afirma.
O que se observa é o quanto as datas comemorativas ainda são um forte aliado no fortalecimento do grande varejo e dos pequenos comerciantes. Muitos consumidores podem preferir outros tipos de presentes como: flores, doces e passeios.