sábado, 24 de fevereiro de 2024

Exercícios aeróbicos de alta intensidade reduzem a pressão intraocular, aponta estudo

Todo mundo sabe que a prática de atividade física é fundamental para a saúde, especialmente para reduzir o risco das doenças cardiovasculares, principais causas de mortalidade em todos os países.

A novidade é que um estudo que acaba de ser publicado no Journal of Glaucoma, apontou que os exercícios aeróbicos intensos reduzem de forma significativa a pressão intraocular (PIO). E isso pode ser muito bom para os pacientes com diagnóstico de glaucoma. A queda, segundo o estudo, pode chegar a 29% em ambos os olhos.

A queda PIO nos participantes do estudo ocorreu durante os primeiros 10 minutos da atividade e permaneceu até 5 minutos depois de terminar os exercícios. Os pesquisadores observaram que o efeito hipotensor ocorreu em treinamentos aeróbicos intensos de 30 minutos.

No estudo, os participantes praticaram exercícios em bicicletas ergométricas em até 85% do pico da potência do equipamento. Portanto, os exercícios aeróbicos de alta intensidade são aqueles que aumentam a frequência cardíaca e a aceleram a respiração.

Todos os aparelhos que possuem maneiras de medir a potência podem ser uma escolha na hora de praticar exercícios aeróbicos de alta intensidade. Mas há outras atividades que também podem ser feitas em alta intensidade. Veja alguns exemplos:

  • Corridas na esteira ou na rua
  • Elíptico: é um aparelho que simula a corrida, mas causa menos impacto nos membros inferiores do que a esteira ou corrida de rua
  • Pular corda
  • Andar de bicicleta ou praticar na bicicleta ergométrica
  • Subir e descer escadas

Outros Posts