Iniciando a nossa Retrospectiva anual do Portal Badalo, daremos destaque ao principal assunto do ano, que afetou não só o país, mas o mundo inteiro: a pandemia do novo coronavírus (Covid-19/Sars-Cov-2). O vírus, que afeta principalmente as vias respiratórias, tem alto poder de contágio, e em cerca de dois meses depois que foi descoberto em Wuhan, na China central, ganhou proporções inimagináveis, chegando ao Brasil pouco antes do carnaval, e consequentemente ao Cariri.
Fevereiro
Após confirmado o primeiro caso de infecção por Covid-19 no país, descobriu-se que trata-se de um paciente morador de São Paulo, 62 anos, que recentemente tinha voltado de viagem da Europa, mais especificamente da Itália, principal foco de contaminações depois da China no início da pandemia. Este veio a óbito no dia 17 de março, devido complicações com a doença, sendo também o primeiro óbito confirmado do Brasil.
Março
No dia 15 de março o Ceará registrou, de uma vez, os três primeiros casos Covid-19. No dia seguinte, o governador Camilo Santana anunciou estado de emergência devido a alta taxa de contaminação do vírus, anunciando algumas medidas a serem adotadas. Dias depois o Governo Federal anunciou situação de calamidade, declarando transmissão comunitária do coronavírus em todo o país, e cancelando a maior parte dos voos domésticos a partir de abril, e todos os internacionais, principalmente advindos da Europa e Estados Unidos.
No dia 19 de março é confirmado o primeiro caso de paciente diagnosticado com Covid-19 no Cariri, mais especificamente em Juazeiro do Norte. A paciente foi uma mulher de 63 anos, vinda recentemente de São Paulo, sendo internada com suspeita de coronavírus no Hospital Regional do Cariri (HRC), testando positivo. No mesmo dia, Camilo Santana suspendeu o funcionamento de shoppings, bares, restaurantes e lojas similares em todo o Estado.
No dia 23 de março, barreiras sanitárias foram instaladas nas divisas municipais de Juazeiro do Norte e Barbalha. Crato implantou barreira sanitária a partir do dia 25 de março.
A primeira cidade fora do triângulo “Crajubar” a ter casos confirmados de Covid-19 foi Mauriti, tendo o então prefeito, Mano Morais, declarando publicamente ter testado positivo para o novo coronavírus, em 24 de março.
O Aeroporto de Juazeiro do Norte só teve voos totalmente cessados a partir do dia 24 de março, assim como ocorreu na Rodoviária do município, que foi temporariamente fechada. Voos e ônibus intermunicipais ou interestaduais ficaram proibidos.
Abril
O mês de abril contabilizou a maior crescente de casos confirmados da doença desde o início da pandemia na região do Cariri. A esta altura, o Ceará já contabilizava 22 mortes decorrentes de Covid-19, sendo três no Cariri, sendo a primeira delas em Farias Brito.
Crato confirmou o primeiro caso de Covid-19 no dia 10 de abril, sendo que dez dias depois foi a vez de Barbalha. Neste meio tempo, o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, informou que o sistema de saúde do Estado colapsou.
Crato abre primeira Unidade Sentinela de referência para pacientes diagnosticados com Covid-19 no dia 27 de abril.
Desde quando iniciou a funcionar no dia 18 de março, Unidade Sentinela de Juazeiro do Norte realizou até 29 de abril mais de mil atendimentos de testagem de pacientes com suspeita de estarem com o novo coronavírus.
Maio
No dia 2 de maio Juazeiro do Norte confirmou o primeiro óbito por coronavírus. Nesta mesma data, o Ceará era o estado do país que registrava a maior quantidade de mortes confirmadas em 24 horas, superando inclusive índices de países inteiros na Europa.
Mauriti abriu em 11 de maio a primeira Unidade Sentinela para atender pacientes com suspeita de Covid-19 fora do triângulo Crajubar.
Mais um município caririense registra casos de Covid-19, sendo outro prefeito diagnosticado, desta vez o de Missão Velha. Em 18 de maio o Crato confirmou o primeiro óbito pela doença, sendo que no dia seguinte Barbalha fechou o ciclo de pelo menos uma morte por coronavírus no Crajubar. No fim do mês, Juazeiro do Norte já registrava dez óbitos pelo Sars-Cov-2.
Junho
O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, confirmou a entrega da unidade de suporte a pacientes com Covid-19, na prédio destinado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagoa Seca, na primeira semana do mês de abril. A unidade funciona com 30 leitos, e inicialmente funcionou com 16 respiradores.
Em Crato, houve a primeira interdição de uma agência bancária, devido infecção de um dos funcionários, no dia 3 de junho. A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde, começou a implementar unidades de testagem rápida para Covid-19 a partir do dia 15 de junho. No dia 17 deste mês, Arnon anunciaria o maior registro de óbitos em um único dia, sendo um total de 10 mortes devido complicações pelo coronavírus.
No dia 20 de junho, o governador Camilo Santana, ao renovar os decretos de isolamento social em Fortaleza e no interior, anunciou que Juazeiro do Norte entraria no chamado “lockdown”, ou isolamento social mais rígido, a partir do dia 22 de junho.
Julho
No primeiro dia de julho, a Prefeitura de Juazeiro do Norte anunciou que a cidade passava pelo pico da pandemia. Três dias depois, um mapeamento de casos de Covid-19 feito pelo sistema IntegraSUS constatou que pelo menos 300 profissionais da saúde no Cariri estariam infectados com coronavírus.
Hospital de Campanha montado no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte é entregue no dia 3 de julho, começando a receber pacientes a partir do dia seguinte. Após dois dias de funcionamento, unidade já atendia 7 pacientes em tratamento da Covid-19.
Um caso curioso chamou atenção da população caririense, principalmente dos profissionais de saúde. O pequeno José Neto foi diagnosticado com Covid-19 em Juazeiro do Norte. Após se recuperar da doença, eis que a criança desenvolveu uma síndrome rara, vindo a apresentar algumas lesões, principalmente na pele, nos olhos e na boca, conforme laudo médico.
No dia 26 de julho, após mais de um mês em isolamento social mais rígido, um novo decreto publicado no Diário Oficial do Estado, tirava cidades do Cariri e Centro-sul do “lockdown”. Apesar da determinação do Governo do Ceará, os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha suspenderam a circulação de transporte municipal, bem como renovaram o “lockdown”.
Agosto
Após dois meses de “lockdown”, o Cariri finalmente pôde entrar nas fases de retomada econômica, que já haviam iniciado na capital cearense. No dia 1º de agosto, Camilo Santana anunciou que as cidades do Cariri iriam subir para a Fase 01 do Plano de Retomada Econômica do Ceará. No dia 17 de agosto, foi a vez de passar para Fase 02, avançando par a Fase 03 a partir do dia 28 de agosto.
No dia 24 de agosto, cientistas em Hong Kong anunciaram a confirmação do primeiro caso no mundo de reinfecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Os pesquisadores testaram o código genético do vírus e descobriram que o vírus da segunda infecção pertencia a uma linhagem diferente da primeira.
Setembro
Uma enfermeira do Hospital Regional do Cariri (HRC), que veio a óbito em decorrência de Covid-19, recebeu homenagens póstumas de seus colegas profissionais da saúde, após sua morte no dia 05 de setembro.
Após adentrar a Fase 04 de retomada econômica no Estado, as cidades de Juazeiro do Norte e Crato foram categorizadas, após pesquisas, como as cidades do Ceará com maior número de estudantes infectados com o novo coronavírus. Ainda na Fase 04, mesmo com a liberação do funcionamento de academias no Estado, estes estabelecimentos ainda não tiveram autorização para reabrirem no Cariri.
No dia 16 de setembro, foi divulgada uma pesquisa do EPICOVID19-BR, entre 27 e 30 de agosto, onde na quarta fase da análise registraram que o maior percentual de infecções por Covid-19 encontrava-se nas regiões Norte e Nordeste do país. A pesquisa demonstrou que Juazeiro do Norte figurou em primeiro lugar na lista de cidades brasileiras que tem maior incidência de pacientes infectados por Covid-19.
No dia 25 de setembro, um novo decreto estadual autorizou a ampliação do funcionamento de shoppings e salões de beleza no Cariri.
Outubro
No início do mês, o Ceará ultrapassou a marca das 9 mil mortes decorrentes da Covid-19. Na mesma época, Juazeiro do Norte começou a registrar a primeira baixa no número de notificações diárias, seguindo em estabilidade de casos confirmados de coronavírus.
Um história de amor e reencontro emocionou os caririenses. O casal Joaquim Severino da Silva, de 97 anos e Josefa Pereira da Silva, com 90 anos, voltaram a se reencontrar após os dois testarem positivo para Covid-19, e serem internados devido complicações com a doença. Moradores de Milagres, eles haviam se internado no Hospital Regional do Cariri (HRC), e se encontram na enfermaria após estarem recuperados.
Com a proximidade das eleições e início da campanhas políticas, o TRE determinou força policial para barrar aglomerações no Cariri devido carreatas ou passeatas decorrentes destas campanhas.
Um novo decreto estadual recomendou medidas mais restritivas a fim de evitar aglomerações em ajudar no combate à Covid-19 em Juazeiro do Norte, bem como liberou as aulas presenciais para o ensino infantil no Cariri.
Novembro
O mês de novembro iniciou lotação de quase 100% de ocupação dos leitos de UTI dedicados para tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Regional do Cariri (HRC).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um conjunto de regras que podem acelerar a distribuição de vacinas contra a covid-19 à população brasileira, a partir do dia 18 novembro. Enquanto isso, o governador Camilo Santana afirmou que iniciava plano para aquisição de vacinas para o Estado com a maior brevidade possível.
A Unidade Sentinela de Juazeiro do Norte iniciou em 27 de novembro, novo turno ampliado para testagens de pacientes suspeitos de Covid-19, bem como a Secretaria de Saúde iniciou o programa de agendamento de testagens para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Dezembro
Uma das primeiras confirmações do mês, em relação a uma possível vacina para os brasileiros, foi a informação do Ministério da Saúde que divulgou plano preliminar de quatro fases de vacinação contra Covid-19.
Pelo menos 150 do Ceará registraram risco de níveis médio a altíssimo de incidência de casos de coronavírus, estando Crato e Juazeiro do Norte com índice moderado.
Após o fim do contrato que mantinha ativo o Hospital de Campanha montado no Ginásio Poliesportivo em Juazeiro do Norte, este foi desativado, com perspectiva de reabertura sendo avaliada pela nova gestão municipal, que deve assumir o executivo no próximo dia 1º de janeiro de 2021.
Um estudo feito entre os dias 25 de outubro a 21 de novembro, e divulgado no último dia 4 de dezembro, constataram aumento de quase 150% no número de casos confirmados de Covid-19 no Cariri.
Após quase seis meses da confirmação do primeiro caso de reinfecção por coronavírus no mundo, foi confirmado o primeiro caso brasileiro se reinfecção por Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a reinfecção ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Ao mesmo tempo, o Instituto Butantan deu início à produção da vacina CoronaVac, contra o novo coronavírus, ainda em fase de testes, produzida pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Visando evitar aglomerações e uma possível segunda onde infecções de Covid-19 no Ceará, Camilo Santana anunciou novo decreto onde implementou horários diferenciados para o comércio e restrições para festas de fim de ano. Foi informado por ele que o comércio passa ter horário de funcionamento ampliado, bem como a proibição de eventos sociais, corporativos e festas de todos os tipos, iniciado desde o último dia 15 de dezembro. A Prefeitura de Juazeiro do Norte também publicou documento semelhante, com especificidades quando ao funcionamento de restaurantes, praças de alimentação, comércio, pousadas e hotéis.
O governador também garantiu a população cearense cerca de 1,7 milhão de doses da vacina contra Covid-19, após firmar acordo para o recebimento das doses em solenidade de lançamento do Plano Nacional de Imunização, em Brasília, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Foram divulgadas mais informações e perspectivas de recebimento das vacinas para o Ceará.
Em boletins epidemiológicos das cidades do Crajubar publicados até o último dia 22 de dezembro, foi confirmado que os três municípios ultrapassaram a marca das 500 mortes por Covid-19, bem como os 27.585 infectados pelo vírus. Crato tem maior registro de confirmados e Juazeiro a maioria dos óbitos em um período de sete dias.
Devido nova onda de infecções pelo novo coronavírus na Europa, mais especificamente no Reino Unido, o governo brasileiro proibiu desde a última quarta-feira (23), todos os voos internacionais vindos da Inglaterra e Irlanda do Norte.
O coronavírus lamentavelmente vitimou o radialista e político paraibano, naturalizado juazeirense, Normando Sóracles, que morreu no último dia 25 de dezembro decorrente de complicações respiratórias após ser diagnosticado com Covid-19 a pouco mais de um mês. Normando veio a óbito no mesmo dia em que Juazeiro do Norte contabilizou um total de 330 mortes pela doença desde o início dos registros epidemiológicos.