sexta-feira, 19 de abril de 2024

20 anos de ações intensivas e ostensivas no Ceará: CPRaio da PMCE segue como referência em motopatrulhamento no Brasil

Há duas décadas, nascia um novo batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e, com ele, surgiu um policiamento diferenciado no nosso Estado. O então Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) – atualmente Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) -, se destacou pela utilização de motocicletas, possibilitando o acesso a locais que uma viatura convencional não consegue acessar. Atualmente, o CPRaio é considerado como a maior unidade de motopatrulhamento do Brasil.

O Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), unidade especializada da PMCE, completa, nesta terça-feira (12), 20 anos de criação. Na data em que se comemora o aniversário da maior unidade de motopatrulhamento do Brasil, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) parabeniza todos os agentes de segurança que compõem o Comando de Policiamento de Ronda de Ações Intensiva e Ostensivas (CPRaio) e prestam excelentes serviços à sociedade cearense.

“Comandar o CPRaio é uma imensa responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma grande honra para mim. É uma unidade especializada da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que desempenha um papel crucial para a manutenção da Segurança Pública do nosso Estado. E estar à frente dela é um privilégio. O sentimento que eu tenho é de profundo comprometimento de liderar os policiais que são da unidade Raio, policiais tão dedicados e capazes, que trabalham incansavelmente para proteger nossa sociedade e garantir um ambiente seguro para todos os cidadãos cearenses”, afirmou o tenente-coronel PM Joaquim de Oliveira, comandante do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Bases no Ceará

Com 76 unidades instaladas no Ceará, a expansão dessa modalidade de policiamento surgiu para reforçar a Segurança Pública na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no interior do Estado. A unidade especializada da PMCE, que nasceu no dia 12 de março de 2004, iniciou os trabalhos na Capital, contando com 16 policiais militares e oito motocicletas. Em 20 anos, o CPRaio cresceu e ganhou proporções a nível estadual. Atualmente, a unidade está presente em 75 cidades cearenses, possuindo cinco batalhões, 19 companhias e 58 pelotões. Em todo o Ceará, 3.063 policiais militares vestem a farda preta do CPRaio. A unidade possui, ainda, 1.428 motocicletas e 114 viaturas.

Dentre suas bases, o CPRaio possui 59 unidades em cidades do interior do Estado, 15 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e duas estão localizadas na Capital. A expansão do comando especializado da PMCE pelo interior iniciou há nove anos, em 2015, ainda com o governo de Camilo Santana. Dando continuidade a ampliação do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas pelo Ceará, o governador Elmano de Freitas inaugurou, em dezembro de 2023, a 76ª base na cidade de Marco – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

Participação feminina

Dentre os mais de três mil policiais militares que já realizaram o sonho de compor o CPRaio, um, em especial, se destaca entre os “raianos”. É o sonho realizado pela soldado Jéssica Chaves, que compõe o 1º Pelotão da 1ª Companhia do 3º CPRaio – (1º PEL – 1ª CIA/3º CPRaio), de Limoeiro do Norte (AIS 18).

Jéssica não esconde a honra que sente em fazer parte deste comando, no qual ela sempre teve grande admiração. “Poder estar próximo, estar trabalhando junto, só fez com que eu admirasse cada vez mais. E eu acho que esse é um sentimento comum entre todos os “raianos”. A gente sente orgulho por vestir essa farda, por estar na rua, por estar exercendo a segurança pública, e por passar o melhor para a população, para que se sinta protegida. Não é à toa que o CPRaio vem, desde da sua criação, se destacando. Por mais que tenha crescido, conseguiu manter o padrão desde o início. A gente tem admiração por quem fundou, por quem vem exercendo e por quem vem ensinando”, ressaltou a soldado.

Em junho do ano passado – durante a comemoração ao 29 anos de ingresso da 1ª turma de policiais femininas na Polícia Militar -, o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, classificou a soldado Jéssica Chaves no Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A soldado é a segunda mulher a compor uma equipe operacional do comando especializado.

A policial foi uma das 20 concludentes, dos 30 candidatos que realizaram o curso que habilita o policial militar a compor o CPRaio. “Quero dizer para todos que almejam compor o CPRaio, que vão em busca dos seus sonhos, que lutem, se preparem para isso, e venham pegar seus brevês (que são os broches que os policiais recebem ao terminar o Curso de Formação), pois eles estão lá esperando a todos aqueles que têm o sonho, assim como eu tive, e correm atrás. Para os que sonham, vençam um dia de cada vez e venham fazer parte desse grande comando que a cada dia mais vem crescendo e entregando excelentes resultados para toda a população, para a PMCE e para a Segurança Pública do Ceará”, concluiu a soldado Jéssica.

Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM) – capacitação que visa habilitar novos profissionais que atuarão no CPRaio -, é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e ministrado por experientes profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A capacitação tem carga-horária de 278 horas/aula e duração de aproximadamente 6 semanas.

“A sensação de passar pelo curso é algo inexplicável, a gente vê que antes de chegar ao curso tem um TAF – um Teste de Aptidão Física -, em que a gente vê companheiros sendo desligados. Após o TAF tem um teste de moto e a gente novamente vê companheiros sendo desligados até chegar ao Curso de Formação. E no curso, são dias em que a gente vai vencendo dias após dias. A sensação de chegar ao último dia do curso e perceber que venceu, que viveu ali dia por dia, e a quantidade de aprendizado, você percebe que entrou com uma visão e sai com outra, completamente diferente”, destacou a soldado do CPRaio.

Devido ao intenso treinamento do Curso de Formação e constantes aperfeiçoamentos para manter o alto nível, o CPRaio recebe, também, polícias de vários estados do país para serem treinados pelo comando especializado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Vale ressaltar, ainda, que a  doutrina aplicada no Curso de Formação para o CPRaio é considerada uma das melhores do país e cada “raiano” segue suas regras rigorosamente. Um dos motivos para diversos agentes de segurança que sonham em vestir a farda preta.

Ações importantes

Presente 24 horas nas ruas, o CPRaio está em constante contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e, desta forma, sendo acionados para as mais diversas ocorrências em todo o Estado. Assim, a unidade motorizada já atuou e participou de importantes ações ostensivas de combate à criminalidade no Ceará.

“Durante o período que estou à frente do CPRaio, eu não só destacaria uma ocorrência, mas todos os dias, os bons resultados que esses policiais, em cima dessas máquinas de duas rodas, fazem durante o serviço, e isso nos enaltece e nos honra muito estar lado a lado de policiais dedicados à causa da Segurança Pública. Todos os dias temos experiências novas, ocorrências diferentes e que deixam marcas significativas, tanto no comandante, como em todos os policiais do Raio, ajudando cada vez mais e moldando estratégias, habilidades e a própria cultura organizacional da Unidade”, ressaltou o comandante da especializada.

Em Caucaia (AIS 11), uma ação conjunta entre o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e o Policiamento Ostensivo Geral (POG), da PMCE, resultou, em dezembro de 2023, na prisão de um homem, de 38 anos. Com o suspeito, foram apreendidos mais de 18 kg de drogas, entre cocaína, crack e maconha, 11 munições de calibre .380 e .38, prensa hidráulica, rádios comunicadores e aparelhos celulares.

Em novembro do ano passado, três suspeitos de um roubo de veículo no bairro Montese (AIS 5), em Fortaleza, foram presos em flagrante pelo CPRaio. A ofensiva teve início após uma equipe de “raianos” ser informada pelos profissionais do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sobre um veículo que tinha acabado de ser roubado, trafegando na região.

Outros Posts