terça-feira, 28 de maio de 2024

Estudo aponta que as pessoas em geral tendem a ganhar em média dois quilos nas festas de fim de ano

As festas de natal e ano novo são populares principalmente pela fartura das ceias que juntam a família para comer e festejar. Com isso, muitas pessoas ficam preocupadas com os tão famosos quilinhos de fim de ano, ganhar peso muitas vezes é algo que não parece muito interessante para a maioria das pessoas, principalmente se for de forma não saudável. Um estudo coordenado pelo professor Brayan Wansink da Universidade de Cornell (EUA), realizado nos Estados Unidos, Japão e Alemanha, revela que o período entre as festas de Halloween e as festas de fim de ano é o período em que a maioria das pessoas acabam ganhando peso, principalmente as que possuem predisposição genética com facilidade de ganhar peso.

A pesquisa revela ainda, que esse peso adquirido no fim do ano pode levar um tempo considerável para ser eliminado, em todos os países apesar dos costumes e feriados diferentes, os testes mostraram que o peso dos participantes aumentou 10 dias após as festas de Natal, em comparação com 10 dias antes do Natal, e que esse aumento poderia levar cerca de cinco meses para ser revertido. 

Entretanto, o ganho de peso no fim do ano pode estar relacionado com diversos fatores e não apenas as comemorações, além de não representar um ganho de gordura. É o que explica o Professor universitário do curso de Nutrição da Uninassau,  Victor Albuquerque: “É comum ter um aumento de peso de um dia para o outro da ceia, mas esse ganho de peso não é de gordura. Este ganho pode ser por vários motivos, como retenção de líquido por conta do uso do álcool e/ou mudança da rotina intestinal” Observou.

Entre as dicas dadas por ele para evitar o aumento, a mais importante é ter cautela. É fato que, as festas de fim de ano, representam um momento ideal para aproveitar, relaxar e comer os pratos favoritos junto com a família e amigos, mas é importante ser cauteloso para não abusar do próprio corpo “Durante a ceia coma de tudo um pouco, mas sempre com moderação, compartilhar boa comida e vibrações trazem momentos inesquecíveis”. Aconselhou o professor.

Também é importante deixar de lado o sedentarismo, não apenas nesse período do ano. Os exercícios físicos, como sempre, são apontados pela medicina como grandes aliados da saúde física e mental, além de serem muito indicados para manter o peso saudável. “Uma dica para evitar esses incômodos é manter uma rotina de exercícios físicos entre o Natal e o réveillon, manter uma alimentação saudável e não esquecer de se manter bem hidratado com água” Instruiu Victor. 

Essas dicas simples são capazes de fazer grande diferença na hora de se divertir com as pessoas queridas nas festas de fim de ano e adentrar o ano novo com o pé direito.

 

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