Tentando atingir um público cada vez mais exigente e cauteloso, o Spotify liberou nesta segunda-feira (21) novas configurações de preferências das quais o ouvinte pode evitar ouvir algum artista que não seja de seu interesse. A plataforma, que hoje possui mais de 170 milhões de usuários mundiais, pretende evitar que seus clientes, principalmente os assinantes, venham a se descontentar ainda mais com o serviço.
A partir de agora é possível silenciar artistas que você não está afim de ouvir ou não sejam de seu interesse. A função, por enquanto disponível apenas para dispositivos iOS, está disponível tanto nos modos online, quanto offline da plataforma e é bem simples de ser ativada.
Para ativar a funcionalidade basta abrir a página do artista ou acessa-la a partir da música que está tocando, na função “Ver o artista”. Nesta está disponível dentro de suas opções a função “Não tocar este artista”. Automaticamente tudo aquilo que for vinculado ao músico em questão será suprimido de qualquer conteúdo que possa chegar ao usuário.


A novidade só não está disponível em casos bem específicos: um desses, por exemplo, é quando o artista indesejado aparece em um featuring (parceria), não tendo como barra-lo. Por enquanto, só é possível ativar o bloqueio pelo celular, mas a expectativa é de que a versão web do aplicativo também esteja apta a realizá-la em breve.
Muitos artistas comentados nas redes sociais, que estão nesta lista de personalidades a serem bloqueadas são os cantores Nego do Borel, Eduardo Costa e Cláudia Leite.