A mais tradicional festa religiosa de Barbalha, a festa de Santo Antônio, ocorre desde o fim do século XIX. Entre as festividades, estão as famosas trezenas, missas que ocorrem diariamente na Igreja da matriz e terão abertura no dia 27 de maio. As celebrações atraem milhares de devotos do Santo, e vão até 13 de junho, dia do padroeiro.
Durante o novenário, são realizados diversos ritos, que vão de batismos até casamentos. Inspirada nessa prática, a Escola de Saberes de Barbalha (ESBA) realizará esse ano, a segunda edição das Noivas de Santo Antônio, evento em que vários casais são selecionados para ter seu casamento realizado de forma gratuita pela ESBA.
Taciana Damasceno e José Egberto Soares, casados há quatro anos em cartório, acreditam que receber a benção de Deus é essencial para a harmonia do matrimônio. Para eles, esse evento proporcionará a realização de um sonho, que também era desejo do falecido pai da noiva, muito devoto do santo casamenteiro.
O atual pároco da cidade, Padre Antônio José, diz que desde o ano passado estão ocorrendo diversas mudanças na festa, decorrentes de decisões tomadas pelo CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Uma delas é a mudança do local das barracas que vendem bebidas alcoólicas, que antes ficavam nos arredores da Igreja, e agora serão instaladas ao lado da praça da Estação.
O Padre celebrou na manhã desta sexta-feira (11), a benção dos carregadores e disse que ficou surpreso com a quantidade de fiéis presentes na cerimônia. Questionado acerca da origem do pau da bandeira de Santo Antônio, ele afirma que é uma tradição usualmente mundial. “A bandeira é um meio de comunicação, como no passado não tinha celular, nem internet, quando acontecia um fato se colocava uma haste bem alta e amarravam uma bandeira para comunicar a população que era período de festa”, diz.
Sobre a programação, que conta com a participação dos fiéis de todas as comunidades da paróquia nas treze noite de novena, ainda está sendo definida. O último dia marcado pelo tradicional sorteio da rifa de Santo Antônio, trará, como quase todos os anos uma atração musical religiosa no último dia de festa.