Uma vistoria realizada na manhã desta terça-feira (6) na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte, localizou 22 aparelhos celulares, 65 facas artesanais, entre elas uma espada, 27 carregadores, além de bebidas, fogão artesanal, baterias e carregadores. Veja na tabela abaixo os materiais apreendidos.


A vistoria ocorreu uma semana após um massacre em uma cadeia pública de Itapajé, quando 10 pessoas foram assassinadas. As mortes foram causadas por tiros de arma de fogo, entregues por uma adolescente a um dos internos.
“Conseguimos realizar uma vistoria geral com o máximo de agentes possível da região e o apoio da PM, além da transferência dos líderes das facções que estavam com ameaça de tomar o controle de nossa unidade”, disse o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará, Valdemiro Barbosa.
Em nota, a Secretaria da Justiça do Ceará informou que cinco internos foram transferidos para unidades da Região Metropolitana de Fortaleza.
Na semana passada, reportagem do G1 mostrou que membros de facção controlam atividades e horários em presídio na cidade de Itaitinga, na Grande Fortaleza. “Essa operação mostra que com a nossa união não é criminoso que manda em presídio, somos nós, os agentes”, diz Barbosa.