quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Vila da Música realiza programação especial em homenagem a Abidoral Jamacaru na Semana da Música

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizará programação em alusão à Semana da Música, nos dias 21, 22, 24 e 28 de novembro. As atividades são gratuitas, abertas ao público geral e acontecerão na Praça da Sé, na Casa Ucá e na Vila da Música.
Homenageando o músico e compositor Abidoral Jamacaru, referência no Estado do Ceará por suas canções autorais e trabalho poético, a programação terá repertórios especiais em saudação ao artista. Com a proposta de ocupar espaços públicos da cidade, na segunda-feira (21), se apresentarão, na Praça da Sé, a Orquestra Solibel Jovem e a Orquestra de Sopro Zequinha de Abreu, a partir das 19h. Além disso, a Orquestra Mirim estará ao vivo na TV Verde Vale, também às 19h.
Na terça-feira (22), a Orquestra Mirim e a Camerata Ágio Moreira de Violões dão continuidade a programação na Praça da Sé, iniciando às 19h com as apresentações. No repertório da Camerata, canções como “O Peixe” e “Pingo e os óculos” de Abidoral estarão presentes.
Na semana seguinte, o artista Felipe Costta aquecerá o público com muita dança apresentando o show “Sanfona Solo”, na Casa Ucá, às 20h. O encerramento será por conta do nosso homenageado, Abidoral, com o show “Discursos e Canções” no Auditório Izaíra Silvino, da Vila da Música, na segunda-feira (28), a partir das 19h.

Sobre o homenageado

Natural da cidade do Crato, na região Sul do Ceará, Abidoral Jamacaru é cantor, compositor e um dos mais reconhecidos representantes da música popular caririense. “Bida”, como é carinhosamente chamado pelos admiradores, passeia por estilos diversos, que vão do blues ao coco e do rock ao forró.
O artista fez parte de festivais nacionais e teve participação no conjunto de movimentos artístico-culturais, em especial do Movimento de Contracultura, no qual jovens buscaram uma nova lógica artística baseada em rupturas e descontinuidades, assentadas no esforço de mover as fronteiras e aproximar o regional do universal, a música erudita e popular, hibridizando distintos elementos, sempre em busca da construção de uma ou algumas identidades musicais brasileiras. Característica essa, que continua fazendo parte das músicas de Abidoral até hoje.

A Vila da Música Mons. Ágio Augusto Moreira

A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo IDM, é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Semana da Música | Homenagem a Abidoral Jamacaru
Quando?
21, 22, 24 e 28 de novembro
Onde?
21 e 22/11 – Praça da Sé
24/11 – Casa Ucá
28/11 – Vila da Música
Horário?
21/11 – A partir das 19h
22/11 – A partir das 19h
24/11 – A partir das 20h
28/11 – A partir das 19h

Outros Posts