segunda-feira, 17 de junho de 2024

Vila da Música enaltece trajetória de festivais musicais do Cariri em evento gratuito

Na próxima quinta-feira, 23, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) , realiza o evento “O Cariri dos Festivais de Música”. A programação acontecerá no auditório Izaíra Silvino, a partir das 19h, e reúne nomes importantes da cena cultural da região.

Confira os participantes:

Alemberg Quindins – Representando o Festival Chama

Contador de estória, pesquisador das tradições populares, historiador e músico autodidata, empreendedor social, poeta e artista plástico. 

Dane de Jade – Representando o Festival Chama, Festival Internacional de Máscaras (FIMC) e Mostra Sesc

Idealizadora da Mostra Sesc Cariri de Culturas, Festival Internacional de Máscaras do

Cariri (FIMC) e Mostra Luso-Brasileira de Culturas. Fundadora da ONG Beatos.

Fernando Piancó – Representando o Festival Chama

Ator, diretor teatral, produtor e gestor cultural. Formado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará e em Direção Teatral pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Arte e Cultura do Ceará – IACC.

Carlos Rafael – Representando o Festival Cariri da Canção

Membro da banda Fator RH, produziu discos das bandas Zabumbeiros Kariris, Nacacunda e foi assistente de produção do disco “Avallon”, de Abidoral Jamacaru. Participou do Festival Chapada Musical do Araripe (Chama) e do Festival Skol Rock.

Gabriel Machado – Representando o Caldas Fest

Artista plural, empresário, produtor cultural e produtor executivo. Gerencia carreiras através da sua empresa, Quasares Produções, e se dedica a editais culturais.

Roberta Rocha – Produtora do Festival Ucáriri e Festival Unaé (1ª edição)

Design de Produto pela Universidade Federal do Cariri, criadora e produtora da Nós Cultural, coordenou a produção do Festival Unaé.

Gabriel Campos – Representando o Festival Unaé

Especialista em Gestão Cultural pelo Senac e em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP). Pelo Sesc Crato, trabalhou como Técnico de Cultura, atuou como curador da Mostra Sesc de Culturas, bem como, na direção de palco de artistas renomados. Atualmente, é Gerente de Ação Cultural no Centro Cultural do Cariri.

Saymo Luna – Representando o Festival Ucáriri

Gestor da Casa Ucá, produziu e idealizou o Festival Ucáriri, que teve sua primeira edição no ano de 2021 com mais de 40 ações na Casa Ucá.

Cícero Galdino – Representando o Festival de Música Cordas Ágio

Graduado em Música – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri, tem especialização em Artes, com ênfase em Música pela Universidade Estadual do Ceará e atua como professor no Curso Técnico em Música da Escola Estadual de Educação Profissional Governador Virgílio Távora e na Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira.

Mônica Vitoriano – Representando o Festival Tribos

Produtora cultural e promotora de eventos há mais de 25 anos. Coordenou o projeto Estação das Artes na Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte e atualmente trabalha como supervisora de programação da Vila da Música, em Crato.

Lenildo Gomes – Diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar

Gestor, produtor cultural, pesquisador em linguagens artísticas, escritor e professor. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona. Passou pela produtora Mercúrio e foi criador do Festival Barulhinho. Integra também o projeto de arte sonora dronedeus.

Janiele Rocha – Produtora Rock Cordel

Janiele é produtora cultural há 9 anos no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) – Cariri. Desde 2016, trabalha à frente do Rock Cordel, festival promovido pelo CCBNB, operando em todas as etapas de pré-produção, execução e pós-produção. Durante a trajetória profissional, produziu grandes nomes da música brasileira, como: Cátia de França, Tico Santa Cruz, Abidoral Jamacaru, Marcelo Jeneci, Dani Black e outros.

Marcos Leonel – Mediador da Roda de Conversa

Professor, músico, poeta, escritor e pesquisador da história da música. É referência no cenário musical do Cariri, tendo feito parte de várias bandas de rock autoral da região como guitarrista.

Ao final da roda de conversa, haverá um pocket show com Luiz Carlos Salatiel e Pedro Paulo Chagas entoando canções de resistência.

 

O evento é gratuito e aberto ao público.

Outros Posts