A Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte aprovou requerimento provocando Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho para observar a postura da gestão municipal sobre o pagamento dos direitos trabalhistas dos servidores temporários. O ato ocorreu nessa terça-feira, 17, durante a última sessão ordinária do primeiro semestre da Casa.
O requerimento do vereador Tarso Magno solicita ao MP, os três âmbitos, que investigue e se faça cumprir a Constituição Federal, que determina o pagamento de férias e 13º salário para os trabalhadores. Na ultima segunda-feira, a gestão municipal sinalizou no sentido de pagar esses direitos aos servidores temporários do município, mas apenas a partir dos próximos contratos.
O líder do governo na Casa, vereador Adauto Araújo, chegou a pedir destaque do requerimento, mas a maioria dos parlamentares derrubou a solicitação e aprovaram o encaminhamento. A ação se configura como uma das primeiras derrotas do prefeito Arnon Bezerra na Casa. No mesmo dia, um projeto de iniciativa do governo não foi votado por falta de quórum.
Apesar das circunstâncias, para Adauto não houve derrota, conforme contou. Ele disse que a ação do vereador Tarso foi política e que a situação dos direitos trabalhistas já havia sido resolvida pela gestão com os servidores. Mas preferiu se esquivar, sobre porque os parlamentares não acompanharam o líder e também não votaram o projeto de iniciativa da gestão.