Uma semana após o Ministério de Minas e Energia anunciar o fim a cobrança da bandeira “Escassez Hídrica” na conta de luz, que reduziria o valor em até 20%, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou hoje (19) o reajuste de 25.12% para o consumidor cearense já a partir da próxima sexta-feira (22).
A bandeira “Escassez Hídrica” estava valendo para todo o território nacional desde setembro de 2021, e gerava uma taxa extra na conta de luz de R$14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa medida foi aprovada em meio à grande crise hidrológica do Brasil no ano passado, que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas (principal fonte geradora de energia elétrica do país).
Porém, o consumidor cearense mal teve tempo de comemorar esse pequeno alívio nas despesas. O reajuste de 25,12% na conta de luz, previsto no contrato de concessão à Enel (Companhia distribuidora de energia no Ceará, já vigora a partir da próxima sexta-feira (22).
Aumento este, que é maior que a inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 11.3%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).