domingo, 03 de março de 2024

UFCA Juazeiro promove 18º Encontro de Extensão entre 5 e 7 de outubro em formato híbrido; confira a programação

O décimo oitavo Encontro de Extensão (18º ENEX) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) acontece entre os dias 5 e 7 de outubro em formato híbrido. A edição de 2022 debate o tema “200 anos da Independência? extensão, cidadania, tecnologia e inovação“. O evento contará com apresentações de trabalhos, mesas redondas, palestras e apresentações artísticas, com transmissão pelo Canal Extensão UFCA no YouTube, e será voltado para a comunidade acadêmica e o público externo.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas pela plataforma doity até o dia 6 de outubro. Acesse a programação completa (link para nova página).

A Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Cariri, Fabiana Lazzarin comenta que o Encontro de Extensão possibilita ao estudante fazer discussões críticas dos contextos locais e da realidade onde vive.

Fabiana também fala sobre como o ENEX e outras ações de extensão que podem fortalecer a relação da universidade com a comunidade: “Os impactos perpassam pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária e melhor que assegure valores democráticos de igualdade e respeito à pessoa ao levar em conta os saberes e fazeres”, disse.

O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gustavo César também está confirmado e debaterá sobre “Nação brasileira e a trajetória da extensão universitária: construção da cidadania”. O ENEX também premiará os estudantes inscritos no Prêmio Você Faz a Extensão, nas categorias Melhores Vídeos e Melhores Trabalhos. Os ouvintes que participarem do evento receberão certificação de 30 horas (confira as regras em enex.ufca.edu.br).

A estudante do curso de jornalismo e uma das finalistas do Prêmio Você Faz a Extensão, Amanda Nobre, olha para o prêmio como uma competição saudável e comenta que o ENEX é de suma importância para que os estudantes compartilhem os seus projetos com a comunidade acadêmica.

Amanda também ressalta que a universidade está presente em todas as instâncias e o ENEX faz com que a universidade e sociedade se aproximem: “A universidade se concretiza ao chegar na comunidade, essa é a finalidade da pesquisa, do ensino e principalmente da extensão. A universidade não é para estar em um pedestal, é para estar no cotidiano”, disse.

O décimo oitavo Encontro de Extensão é realizado pela Proex e tem por objetivos a troca de experiências e divulgação das ações extensionistas realizadas pela instituição, com foco na inserção universitária na comunidade caririense, promovendo uma formação cidadã mais ampla para os estudantes e no comprometimento institucional da UFCA em contribuir para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU.

Outros Posts