As instalações do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Cariri (Cead/UFCA) foram inauguradas na noite da última sexta-feira (6), no município de Icó. Além da presença da população local, que lotou o Teatro Ribeira dos Icós, palco do evento, a inauguração foi prestigiada por autoridades municipais, estaduais, federais e acadêmicas. A criação do Cead/UFCA, idealizado desde antes da pandemia de covid-19 e da adoção emergencial do Ensino remoto na UFCA, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) em fevereiro deste ano.
O Cead/UFCA vai centralizar as demandas administrativas do Ensino a Distância da Universidade. A UFCA terá outros 11 polos vinculados ao Cead, espalhados pelo território cearense, nos municípios de Assaré, Caucaia, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Senador Pompeu.
Serão ofertados cursos tecnólogos (com duração de dois anos); de licenciaturas e também de especializações – todos a distância. Somados, os cursos devem oferecer 800 vagas para ingresso até janeiro de 2023. As primeiras aulas devem começar em agosto deste ano.
Além das licenciaturas, serão ofertados os cursos tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (criado pelo curso presencial da UFCA de Ciência da Computação) e o de Design de Mídias Digitais (criado pelo curso presencial em Design). De pós-graduações, os cursos previstos são a especialização em Administração Pública e a especialização em Tecnologias Educacionais e Design Instrutivo.
O início das atividades do Centro de Educação a Distância retoma a presença da UFCA em Icó – cidade que abriga um campus da Universidade, previsto na Lei de Criação da UFCA (link para uma nova página). O campus, onde funcionava o curso de História da UFCA (que foi extinto), estava desativado até a inauguração da última semana.
Os estudantes podem ingressar em algum curso através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA), no caso das graduações, e via editais, no caso dos cursos de pós-graduação.