A pesquisa de turismo nacional mais recente aponta um aumento de 7,5% na atividade no Brasil em 2023 em comparação a 2022. O dado é do IBGE e foi alcançado por meio de levantamento feito em 11 Estados e no Distrito Federal.
Na mesma métrica, o índice de receita nominal das atividades turísticas apresentou crescimento de 17,6%. Entre as localidades, apenas o Ceará teve redução no volume de atividades turísticas, de 2,1%. Minas Gerais ficou com o melhor resultado, de 16,5%, seguido por Bahia, com 12,6%, e Rio de Janeiro, com 11,6%. Em relação à receita nominal das atividades turísticas, todos os locais pesquisados apresentaram crescimento.
De acordo com dados da EMBRATUR, nesse mesmo período, o Brasil recebeu 5,3 milhões de turistas internacionais, número maior que nos 12 meses de 2022, quando essa entrada foi de 3,6 milhões. Olhando para uma perspectiva local, a secretaria de turismo do município de Juazeiro do Norte em 2019, dentre suas ações, mobilizou 671 pessoas, com um total de 8.300 atendimentos. No mesmo ano, nos níveis de visitação mais intensos, geraram-se em média 80% de ocupação hoteleira.
Diante do potencial para o desenvolvimento sustentável local por meio do turismo, nasce a necessidade da retomada das atividades do CONDETUR (Conselho para o Desenvolvimento do Turismo da região do Cariri) — associação que reúne os principais agentes de turismo local com o objetivo de promover o setor na região.
Diante da expectativa de que o turismo continue a se recuperar nos próximos anos, com um retorno gradual de turistas internacionais e uma estabilização do turismo doméstico, aumenta ainda mais a possibilidade de atuação do CONDETUR. Como foi abordado, entre 2022 e 2023, houve um crescimento na receita do setor, embora ainda não se tenha atingido o nível pré-pandemia.
Assim, com o potencial turístico nacional e principalmente regional, nasce a importância de uma associação representativa, que se coloque como agente promotor social, econômico e sustentável das atividades turísticas da região do Cariri cearense.