O Crato Esporte Clube foi noticia no dia de hoje por fatos extracampo. Circularam nas redes sociais, supostos áudios, que remetem a manipulação de resultados. Nas sonoras, um homem falava sobre sinalizar o momento da equipe tomar gol, e também em combinações de resultados. Ao chegar na Federação Cearense de Futebol (FCF), a entidade máxima do futebol no estado solicitou que o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará (TJDF-CE), investigasse a situação, e o TJDF acatou o pedido.
O azulão entra na jogada quando algumas das gravações foram ligadas ao diretor executivo de futebol do clube, Lúcio Barão. Lúcio emitiu uma nota sobre a situação e afirma que não está envolvido no casa e que é o material não é oficial, trata-se de uma fake news. Veja a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTOS SOBRE FAKE NEWS
Lúcio Barão, diretor executivo do Crato EC, vem por meio deste informar que os áudios que estão circulando via aplicativo WhatsApp, não correspondem com a verdade, pois trata-se de um arquivo repleto de edições e cortes realizadas para fins meramente difamatórios.
Informa também que a divulgação e repassasse de Fake News é crime e já acionou os órgãos competentes para apuração e investigação da autoria dos áudios para que sofram as devidas responsabilizações.
Com a situação, nesta tarde (19), no vestiário do Crato, no estádio Mirandão, aconteceu uma reunião entre os atletas, comissão técnica e membros da torcida Jovem Crato. A torcida repudia a possível manipulação dos resultados e apoia os atletas para que os resultados positivos sejam conquistados dentro de campo. Outro ponto de destaque do encontro foi o afastamento pela comissão técnica de cinco atletas ligados a Barão. São eles: Leone e Mayrom, Iago, Índio e Edinho. Já a diretoria do clube disse que os jogadores não estiveram com o restante do grupo nesta tarde por motivo de saúde, os cinco atletas estariam gripados.
Sobre a possível manipulação de resultado, o Crato também emitiu uma nota onde afirma estar isento dos fatos e a disposição da FCF e do TJDF para as investigações. Veja a nota na íntegra.
Nota de Esclarecimento
O INSTITUTO DE DESPORTOS CRATO ESPORTE CLUBE, inscrito no CNPJ sob o nº02.320.827/0001-08, representado pelo seu presidente, o Sr. Cleuson Ivan de Sousa Barros, vem a público e na melhor das intenções, apresentar os seus esclarecimentos sobre os áudios que circularam desde a manhã de hoje nas redes sociais.
Inicialmente, a entidade esclarece que a pessoa que se pronuncia nos áudios não tem qualquer ligação ou relação com a diretoria da agremiação, Crato Esporte Clube.
Ademais, em nenhum momento dos áudios se ver qualquer menção ao nome do presidente do Crato Esporte Clube, nem de qualquer atleta do atual elenco ou membro da diretoria.
Ressalte-se ainda que, segundo averiguado pelo presidente do Crato Esporte Clube, os áudios se referem a fatos isolados e que não tem qualquer ligação com a instituição acima mencionada.
Nunca foi e jamais será do feitio da diretoria do C.E.C. participar de qualquer tipo de subterfúgio que venha a manchar a gloriosa história deste clube querido da região do Cariri.
Infelizmente, nos dias de hoje todos nós estamos sujeitos a uma condenação midiática antecipada, sem a devida apuração dos fatos, e, em muitas ocasiões sem o contraditório e a ampla defesa.
A verdade é que o Crato Esporte Clube, instituição séria que sempre pautou as suas ações dentro dos ditames da lei, tem total interesse na apuração dos fatos, seja em que instância for.
Portanto, a instituição Crato Esporte Clube se encontra à disposição para quaisquer esclarecimentos, seja diante da FCF e TJDF, bem como em qualquer outra instância, pois, sente-se tranquilo que nenhuma ligação tem com o áudios divulgados nas redes sociais, momento em que torna público o repúdio a qualquer prática de atos que manipulem resultados das partidas de futebol.
Crato/CE, 19 de janeiro de 2022.
Dentro de campo, o time retomará as atividades amanhã (20), pois na sexta (21), receberá o Iguatu, às 15h no Mirandão. Fora dos gramados, é aguardar o futuro das investigações e os próximos fatos.