quarta-feira, 22 de maio de 2024

Terceira edição do Festival Ucáriri acontece de 15 a 18 de maio com programação em Crato e Jardim

O ponto de cultura Casa Ucá e a Nós Cultural realizam, de 15 a 18 de maio, a terceira edição do Festival Ucáriri. A programação é gratuita e vai acontecer nos municípios de Crato e de Jardim. Nesta edição, o festival traz como tema “Um Cariri além do tempo”, com a proposta de promover o encontro entre artistas da tradição, os novos artistas que compõem a rica cultura da região e o público.

O Ucáriri é um festival independente de economia criativa que abrange diversas linguagens artísticas, como a música, artesanato, teatro, cultura popular, fotografia, moda, design, performance, literatura, cultura alimentar e audiovisual, produzidas pelo e para povo que vive no Cariri. A programação desta terceira edição conta com ações de vivência e fruição.

“Em meio a tantos tesouros, o Festival Ucáriri tem como propósito ampliar as vozes da nossa gente, fazendo ecoar, entre cantos, danças, toadas, versos e prosas, toda essa explosão de formas, sons e cores que faz do Cariri um dos berços culturais do Nordeste”, destaca o gestor da Casa Ucá e um dos organizadores do festival, Saymo Luna.

Nesta edição, o festival conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, e o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste; da Prefeitura Municipal de Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte; do Ponto de Cultura Aldeias; e do Sindicato dos Trabalhadores de Jardim.

Para a programação de vivências que será realizada em Jardim, no dia 18 de maio, haverá um ônibus saindo da Casa Ucá. Os tickets de acesso estarão disponíveis no site da Casa Ucá, por um valor de R$25,00, que dará direito ao deslocamento de ida e volta e a um lanche.

Um convite para mergulhar na magia da história e do presente, explorando as conexões entre passado, presente e futuro. A partir desta provocação, nasce a ilustração criada pelo artista Reginaldo Farias para a identidade visual da terceira edição do Festival Ucáriri.

“Quando a gente provoca com a temática ‘Um Cariri além do tempo’ a gente pensa que se faz necessário fazer uma troca entre os artistas da tradição, os artistas que fazem a nossa cultura tão rica, que fazem de forma orgânica os seus festejos, as suas brincadeiras, com os novos artistas que recriam em seus trabalhos essa cena cultural do Cariri a partir dessa vivência nesse espaço e que trazem uma outra roupagem para os seus trabalhos”, ressalta a produtora cultural e uma das organizadoras do festival, Roberta Rocha.

Como forma de fomentar a produção independente e possibilitar que as pessoas interessadas apoiem o festival, estão sendo vendidos produtos com a ilustração exclusiva que caracteriza esta edição do Ucáriri. Os copos e camisas podem ser encomendados na lojinha virtual, no site da Casa Ucá.

Confira a programação completa:

15/05

Casa Ucá

Abertura exposições – E N T R E MEIOS (Boni) e – Matriz Grafias Femininas
Horário: 18h

Local: salas 1 e 2

Histórias que Penha Conta – [artes cênicas]

Horário: 19h

Local: Quintal

Toré Povo Cariri de Poço Dantas – [tradição]

Horário: 20h

Local: Quintal

16/05

Casa Ucá

Coco – Mestra Maria de Tiê e crianças – [tradição]

Horário: 19h

Local: Quintal

Coco de Cuca e Mestra Marinez – [música]

Horário: 20h

Local: Quintal

17/05

Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante

Bayo: As histórias que nunca te contaram – [artes cênicas] [público infantil]

Horário: 9h30

Local: Pátio da Escola

Geotinta: tirando tinta de pedra – [oficina] [público infantil]
Facilitadora – Francynne Galdino

Horário: 10h30

Local: Pátio da Escola

Casa Ucá

Reisado São Francisco – [tradição]

Horário: 19h

Local: Quintal

Forró de Rabeca Kariri – [música]

Horário: 21h

Local: Quintal

Karetas de Serra Areias – [tradição]

Horário: 20h30

Local: Quintal

18/05

Vivência Ucáriri – Jardim

Visita ao Museu de Jardim – [visita mediada]

Horário: 15h30

Local: Museu de Jardim

Feira de gastronomia e artesanato – [cultura alimentar e artesanato]

Horário: 17h

Local: Terreiro dos Karetas de Serra Areias – Jardim

Maculelê Ritmos Mulatos – [tradição]

Horário: 17h

Local: Areias Clube – Jardim

Trio Flor do Pequi – [música]

Horário: 18h

Local: Areias Clube – Jardim

Transrústica – [performance]

Horário: 19h30

Local: Areias Clube – Jardim

Manhosinhos do Forró – [música]

Horário: 19h40

Local: Areias Clube – Jardim

Outros Posts