No dia 7 de novembro de 2008 era inaugurado o Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, para receber espetáculos de teatro, música, dança e diversas linguagens criadas pelos artistas da região. A contribuição de milhares de empresários do comércio, associados ao Sistema Fecomércio Ceará, tornou possível seu erguimento e segue ainda hoje mantendo suas atividades.
Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Sesc Ceará comemora a primeira década de fundação, com programação especial de aniversário. Em Juazeiro do Norte, acontecem espetáculos teatrais, exposições, palestras e shows. No dia 4 de novembro, às 20h30, os músicos Waldonys, Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Ana Paula Nogueira e o sanfoneiro Ranier Oliveira cantam repertório de canções queridas do público caririense.
Na segunda-feira, às 19h, será lançado o quadrinho Os Reisados do Cariri Cearense, seguido do espetáculo do Grupo Ninho de Teatro. Na terça, o lançamento será do cordel: Patativa do Assaré em Todos os Cantos; a peça da Cia. Livremente de Teatro será encenada na sequência. Na quarta-feira (7), também às 19h, o grupo paulista Núcleo Toada apresenta o espetáculo “Terceira Toada para João e Maria – Descorrigindo Chico”.


Portas abertas
Todos os anos, a programação artística do Sesc do Cariri chega para duzentas mil pessoas em média. Boa parte dela é abrigada pelo Teatro Patativa do Assaré em atrações permanentes, como Semana de Dança do Cariri, Semana Sesc de Artes Integradas, Mostra de Bandas Sesc Sonoridades, Estacionamento da Música, Palco Giratório e a grande Mostra Sesc Cariri de Culturas.
Companhias locais de teatro, como a Cia. Livre Mente, e atores nacionais como, Eduardo Moscovis, Marjorie Estiano, Felipe Abib, Luís Melo, Eriberto Leão, já se apresentaram no local, além de músicos como Cidade Negra, Fafá de Belém, Toquinho, Jorge Vercillo e vários outros.
Para a população de Juazeiro do Norte, este espaço cultural do Sesc está aberto o ano inteiro com exibições de cinema, peças teatrais, shows com entradas gratuitas ou a preços populares. “Qualquer pessoa, grupo ou escola que queira conhecer o Teatro pode vir”, convida Sérgio Magalhães, supervisor de cultura da Unidade Sesc em Juazeiro do Norte.
Os artistas que desejam apresentar seus espetáculos podem participar da chamada pública do Sesc, que recebe propostas todos os anos, e também enviar suas pautas, documento enviado ao Programa Cultura apresentando a atração e solicitando o espaço.
Luiz Gastão Bittencourt presidia a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) na época em que o Teatro Patativa do Assaré estava sendo idealizado. O equipamento cultural simboliza o esforço da instituição em democratizar o acesso à cultura em todo o estado.
“Por ser um berço da cultura, extremamente importante para o Brasil, é que o Cariri tornou-se também um lugar tão relevante para o Sesc e para todo o Sistema Fecomércio. Com unidades operacionais no Crato e em Juazeiro do Norte, as duas maiores cidades do Cariri, e também com ações distribuídas por todo o ano, nas 28 cidades, temos condições de contribuir para o fortalecimento tanto da cultura, como também, de toda a economia da região. Por isso, o sonho e a consolidação do Teatro Patativa do Assaré sempre esteve nessa mesma direção: nos apoiar e ser espaço para a realização de um amplo programa de valorização e divulgação da cultura, além de potencializar valores e iniciativas, das mais diversas, que tem espaço assegurado naquele equipamento”, afirma.
Teatro inovador
A concepção do Teatro Patativa do Assaré incorporou as ideias mais vanguardistas em arquitetura cênica. O espaço foi projetado pelo arquiteto Robson Jorge Gonçalves para adaptar-se ao dinamismo da dramaturgia, dando possibilidades aos diretores de modificar a posição do palco e da plateia em cinco diferentes configurações.
No modelo clássico de teatro, o italiano, a plateia fica de frente para o palco. No elizabetano, a plateia de até 350 pessoas envolve o palco na frente e nas laterais. Já no formato semiarena, o público posiciona-se em uma meia-lua, enquanto na estrutura de arena o palco fica completamente rodeado pelos espectadores. É possível também estruturar o formato passarela, utilizado em desfiles.
Na época em que este centro de espetáculos foi construído, o mundo das artes começava a definir o conceito dos teatros multiconfiguracionais. O arquiteto aponta que o teatro da Unidade Sesc em Juazeiro do Norte foi uma experiência já consolidada de como são essas arenas versáteis.
“O Teatro Sesc Patativa do Assaré se beneficiou por ser resultado de uma soma de experiências anteriores, sendo um dos maiores que projetei. O embrião desse tipo de espaço no Brasil, segundo o livro Teatros do Rio do cenógrafo e professor José Dias, foi o teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro, o qual reformei e modernizei nos anos 90, iniciando uma trajetória de projetos que chegou ao Patativa”, diz Robson Jorge.
Neste ano, dez projetos de Robson Jorge, entre eles o teatro do Sesc, foram compilados no livro “Teatros multiconfiguracionais: o espaço cênico experimental como um jogo de armar”, lançado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Ao longo de sua primeira década, o Teatro permitiu que os grupos explorassem suas diversas alternativas. Na cenografia de “Concerto de Ispinho e Fulô”, o coletivo paulista Cia Tijolo transformou o espaço em uma arena para encenar a história sobre vida do poeta que dá nome ao equipamento cultural, o cordelista Patativa do Assaré.
Além de sua versatilidade cênica, há tecnologia de som e imagem à disposição dos artistas e do público. “Seu equipamento cenotécnico e de iluminação cênica é dos mais modernos, e sua infraestrutura de apoio é ótima: camarins, cabine de controle, depósitos e áreas técnicas”, detalha.
Programação:
- 4 de novembro (domingo)
Pocket Show Acústico
Waldonys, Flávio Leandro, Fábio Carneirinho, Ana Paula Nogueira e Ranier Oliveira
Horário: 13h
Local: Cariri Garden Shopping
Abertura da Exposição: 10 Anos do Teatro SESC Patativa do Assaré
Artistas: Exposição Coletiva
Horário: 19h
Local: Foyer – Entrada do Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: Livre
1º Encontros Musicais
Apresentação musical com os artistas:
Waldonys, Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Ana Paula Nogueira e Ranier Oliveira.
Horário: 20:30h
Local: Terreiro da Mestra Margarida
Classificação: Livre (adulto)
Troca de ingressos por Intens. de Higiene pessoal e produtos de limpeza para o Mesa Brasil
- 5 de novembro (segunda-feira)
Lançamento do Quadrinho: Os Reisados do Cariri Cearense em Quadrinhos
Artistas: Allan Jefferson da Silva – Juazeiro do Norte/CE
Horário: 19h
Local: Foyer – Entrada do Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: Livre
Espetáculo: Avental Todo Sujo de Ovo
Grupo Ninho de Teatro – Crato/CE
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: 12 anos
Distribuição de ingressos a partir de duas horas antes do inicio do espetáculo
- 6 de novembro (terça-feira)
Palestra: Patativa do Assaré em Todos os Cantos
Artistas: José Jesus Leite – Assaré/CE
Horário: 19h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: Livre
Espetáculo Teatral: Esperando Comadre Daiana
Grupo: Cia. Livremente de Teatro – Juazeiro do Norte/CE
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: 12 anos
Distribuição de ingressos a partir de duas horas antes do inicio do espetáculo
- 7 de novembro (quarta-feira)
Espetáculo: Terceira Toada para João e Maria – Descorrigindo Chico
Grupo Núcleo Toada – São Paulo/SP
Horário: 19h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Classificação: 12 anos
Distribuição de ingressos a partir de duas horas antes do inicio do espetáculo