domingo, 26 de maio de 2024

Suspeitos de distribuição de drogas na região do Cariri são presos pela Polícia Civil no RJ e PE

Uma operação conjunta entre as Polícias Civis do Ceará (PC-CE) e do Rio de Janeiro (PCERJ), desenvolvida por equipes do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri e do Departamento de Inteligência Policial do Ceará e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) do Rio de Janeiro, resultou na prisão de um homem apontado como o responsável pelo envio de remessas de drogas para o Ceará. O homem era alvo de investigações desenvolvidas pela PC-CE. A ofensiva foi realizada na última sexta-feira (21).

Ronaldo Pereira da Silva, de 31 anos, conhecido como “Alemão”, era o último foragido da “Operação Continuum” da Polícia Civil, que desarticulou uma organização criminosa responsável por enviar toneladas de drogas e armas para o Nordeste. Conforme as investigações, Ronaldo é um dos chefes de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e de armas, além de lavagem de dinheiro.

O homem é apontado ainda como um dos distribuidores de drogas da Região do Cariri cearense. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pelo colegiado da Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Ceará. O suspeito já possui passagens pelo crime de tráfico de drogas, em São Paulo.

O alvo foi localizado e capturado em Cabo Frio no Rio de Janeiro, após a troca de informações entre as Polícias Civis dos dois estados. Durante a ofensiva policial, o suspeito e sua esposa apresentaram documentos falsos. Na residência do alvo, os policiais apreenderam aparelhos celulares, documentos falsos e cadernos com anotações relacionadas ao tráfico de drogas, além de um carro de luxo.

Diante do flagrante, Ronaldo e a esposa foram conduzidos a uma unidade policial, onde foram autuados por associação para o tráfico de drogas, além de uso de documento falso e falsificação de documento público.

Sobre as investigações

A Operação Continuum foi deflagrada no dia 25 de maio de 2022 no Ceará resultando no cumprimento de 23 mandados de prisão preventiva. Desde então apenas “Alemão” permanecia foragido. A PC-CE afirma que, mesmo de longe, o suspeito enviava grandes remessas de drogas para o Sul do Ceará, cujos indicativos das apreensões apontam cerca de uma tonelada de entorpecentes.

Outras prisões interestaduais

Dando continuidade ao trabalho investigativo relacionado ao tráfico de drogas na região do Cariri, os policiais civis do NCTD também efetuaram cumprimento a mandados de prisões em cidades de Pernambuco.

Ainda na última sexta-feira (21), foi dado cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de Carlos Adriano Borges Filho, de 25 anos. O suspeito é investigado pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e posse de armas. De acordo com levantamentos policiais, o foragido estava residindo no município de Araripina(PE), onde foi capturado com auxílio da Polícia Civil pernambucana.

Na continuidade das atividades, ainda nesse sábado (22), também foi cumprido outro mandado em desfavor de Cícera dos Santos Coelho, a “Cicinha”. O mandado é referente aos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. A mulher foi localizada no município de Serrita, também em Pernambuco.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3102-1116, o número da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Denúncias também podem ser repassadas para o número (88) 2157-8021, que é o WhatsApp do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem de áudio, de texto ou vídeo, ou para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Outros Posts