terça-feira, 16 de julho de 2024

Suspeito de maus-tratos e caça ilegal é detido pela PMCE e animais silvestres são apreendidos no Cariri

Três ações distintas realizadas por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram nos resgates de dois animais silvestres. As ações ocorreram nos municípios de Caririaçu, Missão Velha e Juazeiro do Norte, ambos localizados na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. As ações foram realizadas pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) nos dias 5, 6 e 7 de julho. Um homem foi detido por crime ambiental.

Nesse domingo (7), uma cobra foi resgatada por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na localidade de Sítio Riacho Seco, na zona rural de Missão Velha (AIS 19). O solicitante acionou as equipes do BPMA após se deparar com uma jiboia em sua residência. Os policiais militares foram acionados e se deslocaram até o local indicado, onde realizaram o resgate de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados. Após ser resgatada, a serpente foi encaminhada para uma a ONG BiodiverSe, parceira da PMCE, onde passará por um período de triagem para em seguida ser devolvida à natureza.

Já nesse sábado (6), um gavião foi resgatado por uma equipe do BPMA, em Juazeiro do Norte (AIS 19). O animal silvestre foi resgatado após se chocar no muro de uma residência e se lesionar. Chegando ao local, o animal foi resgatado e socorrido pela equipe que utilizou equipamentos e meios adequados. Após isso, o animal foi encaminhado para a ONG BiodiverSe. O Gavião Carijó entre outros animais silvestres é muito prejudicado  por causa do desmatamento das florestas, as queimadas acabam com as suas fontes de alimentos, favorecendo o aumento desses animais na zona urbana.

Caça ilegal 

Durante um patrulhamento, o BPMA flagrou um homem, de 68 anos, trafegando em uma motocicleta com um animal abatido na garupa. A ação ocorreu na tarde dessa sexta-feira (05), na zona rural de Caririaçu (AIS 19). No decorrer da inspeção, os policiais encontraram um tatu-galinha abatido e itens de caça. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Municipal De Caririaçu, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde o homem foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais  

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos;

Contate o Corpo de Bombeiros ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros;

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas, o que pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes;

Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes;

Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.

Para onde ligar em casos de resgates de animais? 

As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193

Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 – 190

Outros Posts