Na noite de ontem (26), a Câmara Municipal de Vereadores, realizou sua 8º sessão ordinária. Marcada por diversos embates, o primeiro deles foi sobre o reajuste salarial dos professores da rede municipal. A questão é que o Governo Federal liberou um reajuste de 6,81% a ser implantado no piso salarial dos professores, só que o Prefeito Argemiro Sampaio, concedeu um reajuste de 3%, que foi aceito pela categoria.
Na casa estavam presentes alguns professores representando a categoria, além da Diretora do SINDIMUB, Jaqueline Filgueira, que foi convidada para esclarecer os impasses do aumento dos salários dos professores. “O prefeito disse que é o que pode pagar, e nós consideramos justo” diz Jaqueline. Porém, os vereadores defendem o reajuste repassado pelo Governo Federal.
O vereador Ilânio pronunciou-se sobre o assunto, depois da agitação na casa durante a sessão. Ele ressaltou a luta dos diretos dos professores e defendeu o reajuste em 5%, além de dizer que a categoria deve sim entrar em greve.
Ainda durante a sessão, outro assunto causou discordância. O vereador Tarcio Honorato pediu um requerimento de título de cidadão Barbalhense ao “príncipe” Dom Bertrand de Orleans e Bragança, herdeiro do extinto trono. Além de solicitar à secretaria do meio ambiente a aquisição de cinco palmeiras imperiais para que sejam plantadas durante a visita do tal “príncipe’’. Tal proposta foi considerada um tanto inusitada, o que causou constrangimento, inclusive aos seus colegas que também defendem o sistema monárquico.
Na oportunidade da fala do vereador Dorivan Amaro, que se colocou contra os requerimentos, o vereador Tarcio afirmou que o colega estava em falta com o respeito com a “família real”, e que o mesmo deveria agradecer em estar em suas condições atuais, pois se não fosse o decreto da Lei Áurea pela princesa Isabel, ele hoje seria um escravo. Uma afirmação direta pelo fato de o vereador ser de cor negra.
CONFIRA O VÍDEO COMPLETO DA DISCUSSÃO DO REQUERIMENTO
Sobre o encontro
Será realizado no próximo dia 24 de março, o I Encontro Monárquico de Cariri, também apoiado pelo vereador Tarcio, onde contará com a presença presença do professor Sepúlveda e do S.A.I.R., o príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança. O evento ocorrerá no auditório do Iu-á Hotel, em Juazeiro do Norte.