Diante da paralisação dos caminhoneiros e a crise no abastecimento de combustível, alguns serviços serão temporariamente afetados até que se regularize a situação. A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) informou nesta terça-feira (29) que as viagens dos pacientes que fazem tratamento em Fortaleza foram canceladas, assim como as visitas domiciliares. No entanto, os serviços essenciais para atendimento de casos de emergência, como as ambulâncias, estão mantidos.
Já o Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI) informou que os fornecedores de materiais e medicamentos estão com dificuldade de efetuar a entrega de insumos para o Hospital e Maternidade São Lucas. Em nota, a Sesau informou que, para que não haja descontinuidade nos atendimentos de urgência e emergência, as cirurgias eletivas agendadas nesta unidade estão temporariamente suspensas.
“Ressaltamos que a unidade possui estoque suficiente para suprir as demandas de atendimento emergencial por mais uma semana e que todas as cirurgias que estavam agendadas para este período serão remarcadas, tão logo a situação seja regularizada”, diz a nota.
Em relação a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Limoeiro, a Sesau disse que a unidade está com boa parte do seu estoque suprido, podendo funcionar até 15 dias com atendimento normalizado, à exceção de alguns medicamentos que estão na eminência de serem entregues.
Ainda em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional do Cariri, segundo a assessoria não teve seu serviço comprometido pela greve dos caminhoneiros. O equipamento recebe grandes quantidades de insumos e medicamentos porque a demanda é maior.
Em Barbalha, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo também interrompeu todos os procedimentos eletivos, incluindo centro cirúrgico geral e obstétrico, cirurgias ambulatoriais, ortopedia e endoscopia, entre outros. A direção do hospital informou ainda, que não há previsão para restabelecimento da normalidade, visto que é necessário tempo até a reposição dos distribuidores e consequentemente dos estoque hospitalares.
Já o Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do Cariri, no mesmo município, estão com funcionamento normal. No Crato, o Hospital São Raimundo e o Hospital São Francisco também se mantem com tudo normalizado.