quarta-feira, 29 de maio de 2024

Seminário abre campanha Faça Bonito, em Crato

Dando inicio à Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na terça-feira, 14, no Salão de Atos da URCA, o Seminário Intersetorial de Proteção às Crianças e aos Adolescentes do Crato, atividade da campanha 18 de Maio, que trata sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na ocasião, o prefeito Zé Ailton Brasil ressaltou a importância do esclarecimento para crianças e adolescentes, e dos canais de denúncia em situações de abuso e violência. “Precisamos trabalhar o esclarecimento quanto a essa questão da violência contra crianças e adolescentes. A escola e os equipamentos da assistência social têm esse papel fundamental de incentivar o encorajamento para que a denúncia seja feita”, disse.

Presente na mesa de abertura, a secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, falou da importância da parceria com a Educação para esse trabalho de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. “Nossas crianças e adolescentes precisam estar informados e empoderados para se caso aconteça algum tipo de violação, ele saiba onde e como denunciar”.

Durante o seminário, foram apresentados cinco painéis que trataram as seguintes temáticas: violações de direitos contra crianças e adolescentes e a atuação do CREAS; a atuação do Conselho Tutelar; atuação do Ministério Público; atuação do Poder Judiciário; e os desafios para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Também estiveram participando, o coordenador da Proteção Social Especial, Ricardo Aguiar; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Pedro Lucas; o secretário executivo dos Conselhos, Domício Bastos; o conselheiro tutelar Ronuery Rodrigues; e a orientadora da Célula de Atenção à Alta Complexidade do Governo do Estado, Mary Anne Nobre.

Representantes da Educação, Saúde, Defensoria Pública; CRAS; Centro Pop; Restaurante Popular; CRM; e Proteção Social Básica também acompanharam o seminário. A campanha Faça Bonito terá encerramento no próximo dia 18 de maio.

Outros Posts