terça-feira, 16 de abril de 2024

Semana da Água e da Árvore 2024 do Crato inicia nesta quarta-feira (3)

A água e as árvores são elementos essenciais para os seres vivos. São codependentes. A água alimenta as árvores, que por sua vez, protegem nascentes e recarregam os lençóis freáticos, para citar uma das muitas funções destes importantes recursos naturais. Desse modo, visando discutir e fomentar a preservação e a ampliação desses recursos, a Semana da Água e da Árvore 2024 inicia, em Crato, nesta quarta-feira, 3 de abril. A abertura oficial será às 8h30, no Viveiro Municipal de Mudas, localizado na Praça Joaquim Fernandes Teles, bairro Pimenta.

Com o tema “Todos juntos contra os incêndios florestais” e o lema “Quanto vale o verde do verde vale?” (Lei municipal Nº 3.440/2018), a Semana terá uma programação diversificada, gratuita e com a participação de organizações do Terceiro Setor, universidade, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas.

“Vivemos em uma região rica em biodiversidade e temos que proteger essa riqueza. A Semana da Água e da Árvore tem essa importância, de reunir diversos segmentos junto à sociedade para troca de informação e muita sensibilização sobre a preservação das árvores e da água, como elementos essenciais para os seres vivos”, comentou o secretário de Meio Ambiente, George Borges.

E o tema dos incêndios florestais é uma das maiores causas de destruição das árvores e, que interfere diretamente na preservação das águas. Na região do Cariri, a incidência dos incêndios acontece, principalmente, no segundo semestre do ano, com a chegada do clima mais seco e quente. Somente no Crato, no ano de 2023, foram mais de 30 procedimentos de fiscalização ambiental realizados visando o atendimento a denúncias de queimadas e incêndios.

“O incêndio pode começar com uma bituca de cigarro ou com uma simples limpeza de terreno e, quando não controlado e com os devidos cuidados, pode ocasionar uma perda inestimável para flora e fauna locais”, analisa o secretário.

São parceiros da SAA 2024: Sesc Crato, ONG Biodiverse, SAAEC, Ambiental Crato, Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mudança do Clima, Corpo de Bombeiros do Crato, ACONGUIA, Fundação Araripe, ICMBio Araripe, GeoPark Araripe, ACAFA, Associação do Sítio Carrapato (Associação Comunitária do Sítio Belo Horizonte) e Centro de Zoonoses.

Programação

A programação da Semana da Água e da Árvore 2024 do Crato é gratuita e está aberta a toda sociedade:

Dia 03/04 – Abertura

Horário: 8h às 12h

Atividade: Solenidade da abertura na trilha do Sabiá com exposição de animais, contação de história e produção de bombas de sementes com o público presente

Local: Viveiro Municipal de Mudas (Praça Joaquim Fernandes Teles – Pimenta)

Responsáveis: SEMMA, SESC Crato e ONG Biodiverse

Horário: 15h às 18h

Atividade: Reflorestamento de área degradada na comunidade indígena Poço Dantas e Oficina de bombas de sementes com os presentes.

Local: Lagoinha

Responsáveis: SEMMA, SAAEC e Ambiental Crato

Dia 04/04

Horário: 8h às 12h

Atividade: Realização de Workshop sobre a Arborização Urbana Municipal

Local: Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC)

Responsável: SEMMA

Horário: 13h às 17h

Atividade: Realização de minicurso “Prevenção e combate ao fogo” – “Projeto Protetor da Mata Branca”

Local: Escola Álvaro Madeira

Responsáveis: SEMA e Corpo de Bombeiros de Crato

Horário: 14h

Atividade: Realização de um roteiro de visitas (Casa de Ulisses Germano, Pomar da Encosta, Aécio Luthier e pôr do sol na Encosta do Seminário) com a ACONGUIA.

Local: Saída da Praça da Sé

Responsáveis: ACONGUIA e SAAEC

Dia 05/04

Horário: 8h às 12h

Atividade: Realização de minicurso “Prevenção e combate ao fogo” – “Projeto Protetor da Mata Branca” e atividade lúdica com o tema

Local: Sítio Fundão

Responsáveis: SEMA, Fundação Araripe e Corpo de Bombeiros do Crato

Horário: 8h às 11h30

Atividade: Oficina de Bombas de Sementes e Estação Ambiental.

Local: Centro Cultural do Cariri

Responsáveis: SAAEC, GeoPark Araripe, ICMBio e ONG Biodiverse

Dia 06/04

Horário: 8h às 12h

Atividade: Reflorestamento no Sítio Carrapato, Contação de históriae aplicação de vacina antirrábica em animais domésticos

Local: Comunidade do Carrapato

Responsáveis: SEMMA, Associação do Sítio Carrapato (Associação Comunitária do Sítio Belo Horizonte), Ambiental Crato, Centro de Zoonoses e Gerência da Causa Animal da SEMMA

Dia 07/04 – Encerramento

Horário: 8h às 12h

Atividade: Trilha do Belmonte e Estação Ambiental

Local: Casa do Belmonte – Unidade de visitação e Apoio UVA-2.

Responsáveis: ICMBio, SESC Crato, ACONGUIA e ACAFA

Outros Posts