terça-feira, 23 de abril de 2024

Segurança Pública do Ceará ganha reforço de 76 novos veículos para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar

O Governo do Ceará entregou, na manhã desta terça-feira (1°), 76 novos veículos para reforçar o trabalho dos policiais e bombeiros militares em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior. A entrega foi realizada pelo governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do coronel comandante-geral da Polícia Militar, Klênio Savyo Nascimento; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, José Cláudio Barreto; e outras autoridades.

Para o governador, ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado em diversas regiões é prioridade. “É um momento importante entregar 76 viaturas, para que a gente possa garantir mais segurança ao povo cearense, especialmente da nossa Capital, onde há uma necessidade de melhorarmos ainda mais os índices. Nós temos reduzido os índices de homicídios e roubos na nossa Capital e no Ceará como um todo. Mas nós não estamos acomodados. Queremos ainda mais garantir segurança e, por isso, vamos continuar fazendo concurso da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, ao mesmo tempo dando condições de trabalho para que esses profissionais possam atuar para dar paz e tranquilidade ao povo cearense”, afirmou Elmano de Freitas.

Nesse sentido, 66 novas viaturas vão para o Policiamento Ostensivo Geral (POG) da PMCE. As viaturas são da marca/modelo Renault Duster plotadas para uso tipo viatura policial, motor flex 1.6, SUV com compartimento de cela (adaptada para cinco lugares). O investimento é de aproximadamente R$ 223 mil reais/mês.

“Além das reduções, a nossa preocupação é trazer a sensação de segurança para a população. Além das viaturas, teremos em breve mais 25 trailblazer espalhadas pelo Ceará, bem como 75 motos para o POG, para fortalecer a segurança em Fortaleza, Região Metropolitana e todo o estado”, disse Samuel Elânio, titular da SSPDS.

A Capital foi contemplada com 13 viaturas e a RMF recebeu 16 carros. Além desses, serão destinados veículos para o Sertão dos Inhamuns (2); Sertão Central (2); Serra da Ibiapaba (3); Litoral Oeste (7); Maciço de Baturité (3); Litoral Leste (4); Sertão Central (5) e Cariri (11).

“É uma ação concreta que ganha a Polícia Militar e a população cearense. A atuação será forte e dinâmica”, ressaltou o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo.

Para o Corpo de Bombeiros Militar foram entregues dez novas viaturas, sendo quatro ambulâncias de resgate e seis caminhonetes de salvamento e fiscalização. O investimento total foi de R$ 3 milhões.

“Para nós, bombeiros militares, é motivo de muito orgulho e gratidão. Nós vamos melhorar cada vez mais a nossa atuação”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Cláudio Barreto.

As ambulâncias tipo C, especialmente projetadas para atendimentos de emergência e socorro de urgência, ficarão a cargo do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) na cidade de Fortaleza, possibilitando uma resposta mais ágil e eficiente em situações críticas.

O veículo adquirido é uma escolha eficiente e confiável para o serviço de resgate do corpo de bombeiros, devido a diversas vantagens. Seu amplo espaço interno permite transportar equipamentos essenciais e atender vítimas com conforto. Possui fácil acesso através de suas portas laterais e traseiras deslizantes, garantindo agilidade no embarque e desembarque de pacientes. A segurança é priorizada com recursos como airbags e sistemas avançados de frenagem. Sua mobilidade urbana é vantajosa em áreas de difícil acesso. Além disso, oferece economia de combustível, recursos tecnológicos e capacidade de personalização, tornando-a versátil e pronta para enfrentar desafios de resgate.

As seis caminhonetes serão direcionadas ao Interior do estado. As cidades beneficiadas serão Juazeiro do Norte, Iguatu, Maracanaú e Sobral. Além do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) para reforço no setor de fiscalização e vistorias e para o Comando de Bombeiros do Interior (CBI).

O veículo escolhido é viável para ser utilizado no serviço de bombeiro militar, apresentando uma série de características e vantagens que se adequam às necessidades desse tipo de operação. Sua versatilidade é uma de suas principais qualidades, permitindo atuação em diversos cenários e condições geográficas. Com a tração nas quatro rodas, é possível acessar terrenos acidentados e de difícil acesso, tornando-se um veículo confiável em situações emergenciais e em resgates em áreas remotas.

A capacidade de carga da caçamba proporciona espaço suficiente para o transporte de equipamentos e ferramentas essenciais ao serviço de salvamento, garantindo que os bombeiros tenham os recursos necessários sempre à mão.

Outros Posts