quarta-feira, 19 de junho de 2024

Samu Ceará recebe novas ambulâncias para renovação de frota

Em solenidade com a presença do governador Elmano de Freitas, pelos 15 anos de atividade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará recebe novas ambulâncias para atender à população cearense. Os veículos chegam para renovar a frota que atende 183 municípios do estado. A secretária da Saúde, Tânia Coelho, e o diretor-presidente da Funsaúde, Manoel Pedro, também participam da cerimônia, que será realizada às 8 horas, na avenida Leste-Oeste, na altura do bairro Moura Brasil.

Das 20 novas ambulâncias, 14 são do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), adquiridas pelo Governo do Ceará. Outras seis, vêm do Ministério da Saúde, sendo duas USAs e quatro do tipo Unidade de Suporte Básico (USB). Em 15 anos de atuação, o Samu Ceará atendeu a mais de 538 mil ocorrências. As atividades começaram em 2008, contemplando 14 municípios. Quatro anos depois, 46 municípios eram contemplados pelo suporte. Em 2013, 79. No ano seguinte, já eram 129 cidades assistidas – 71% do Estado.

De 2018 a 2020, a partir de um projeto de ampliação, a cobertura alcançou 100% do território cearense, com exceção da Capital, onde o serviço é municipalizado. Em uma década e meia, o órgão soma mais de 538 mil ocorrências e três milhões de ligações atendidas. De acordo com diretor-presidente da Funsaúde, Manoel Pedro Guimarães, o novo modelo de administração do Samu Ceará vai prover maior agilidade nos processos e melhor fiscalização de contratos. “O que gera eficiência em todo o sistema e reduz custos”, afirma.

Resultado que pode ser percebido na diminuição do tempo-resposta às ocorrências nos últimos nove meses. “Temos muito a comemorar. Que venham muitos outros anos de crescimento e melhorias, e que o Samu possa se aprimorar cada vez mais, sempre cumprindo sua missão: salvando vidas, levando amparo e cuidando dos cearenses”, complementa o gestor.

Outros Posts