Conhecido como “quadriênio chuvoso”, ou simplesmente “quadra chuvosa”, o principal período de chuvas no Ceará concentra-se entre os meses de fevereiro e maio, quando costumam ocorrer 75% das precipitações do Estado. Porém, mesmo que reduzidos, mais episódios de chuva são esperados até julho, quando acontece a Pós-Estação.
Esse período do ano é Pós-Estação no Ceará, mas é o início da estação chuvosa dos estados do setor leste da região Nordeste (Pernambuco, Paraíba e Alagoas), o que ocasionam as chuvas naquele naquela região são as Ondas de Leste. Dependendo de fatores climáticos, como correntes de ar, essas nuvens podem se deslocar para o estado cearense mesmo fora da época prevista.
“Às vezes, dependendo da força da intensidade que esses sistemas se deslocam, podem até trazer alguma precipitação para o Ceará, um pouco mais de chuva talvez ali pra região do Cariri e também pra região Jaguaribana e pra própria faixa litorânea”, explica a gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto.
Contudo, o Ceará deve apresentar poucas condições de chuva até a próxima sexta-feira (10), segundo a previsão do tempo atualizada pela própria Funceme. Para esta quinta (9) e sexta-feira (10), a expectativa, neste momento, é ainda de chuvas passageiras em todas as regiões do Estado.