Tudo pronto para mais um aumento nas tarifas de água da cidade do Crato. A informação vem por meio da assessoria jurídica da proporia Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saeec), durante entrevista, quando era analisada a proposta sobre a quem compete análisar os futuros reajustes.
Conforme o assessor jurídico, Jeferson Santana, há o último reajuste aplicado nas tarifas de água do Crato ocorreu na gestão anterior. Ele revela que já há um estudo em andamento realizado através de parceria com equipe técnica desenvolvendo estudo para futuro reajuste.
A Câmara já aprovou em segunda votação a proposta da gestão municipal em que os vereadores deixam de analisar os percentuais de reajuste para as tarifas da Saaec, passando a responsabilidade para um Conselho de Água e Esgoto do Crato.
De um lado, o grupo de legisladores favorável a avaliação pelo conselho diz que a câmara de vereadores atua de forma política e que o conselho seria um órgão técnico para esse fim. Por outro lado, os vereadores contrários a decisão destacam que o legislativo é quem foi eleito para analisar esse tipo de questão dentro do município, ressaltando que a por se tratar de uma comissão interna, estaria suscetível a influência da gestão Municipal.
Para o vereador José João de Almeida (Lunga-PSD), a revisão tarifária já era prevista, pois quando a câmara deixa de deliberar sobre as tarifas da Saaec o povo perde representatividade e deixa de opinar sobre o assunto.