terça-feira, 16 de julho de 2024

Romaria: mais de 3.000 atendimentos são realizados na área da saúde

A fé e esperança dos milhares de romeiros que passaram por Juazeiro do Norte, durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores, vieram acompanhadas de cuidados com a saúde. Entre os dias 9 e 15 de setembro, a Secretaria de Saúde -SESAU, por meio das equipes de atenção primária, realizou 3.200 atendimentos nos principais pontos de visitação do município.

De acordo com Quitéria Magalhães, coordenadora de Atenção Primária, somente na Basílica Nossa Senhora das Dores, local de maior movimentação, foram 2.401 atendimentos. Além das orientações sobre manutenção de hidratação, por conta do clima quente, a equipe de enfermeiros e técnicos realizou aferição de pressão, teste de glicemia, verificação de temperatura, exame de oximetria e teste glicêmico.

Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 386 visitantes receberam cuidados médicos. 171 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, 216 na Igreja Bom Jesus do Horto e 26 no Santuário São Francisco das Chagas. Para Francimones Rolim, secretária de saúde, é um motivo de alegria o município fornecer o suporte necessário em saúde para que os romeiros sintam-se acolhidos e seguros.

Além dos atendimentos, a SESAU realizou fiscalizações nos ranchos e pousadas – através das equipes de Vigilância Sanitária e Endemias – para prevenir a proliferação de possíveis endemias. Também atuou com a pulverização de inseticida nos pontos religiosos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

 

Outros Posts