quinta-feira, 18 de julho de 2024

Retorno ao Brasil: Comitiva da URCA e Geopark Araripe retorna de Marrocos para o Brasil nesta segunda-feira, 11, após terremoto 

Após o cancelamento da 10ª Conferência Global de Geoparks, por conta do terremoto em Marrocos, a equipe da Universidade Regional do Cariri (URCA) começa a chegar nesta segunda-feira ao Ceará. O Reitor da URCA, Carlos Kleber de Oliveira, desembarca nesta segunda-feira, 11, em Fortaleza, juntamente com a Secretária da Ciência Tecnologia, Educação Superior e Inovação (SECITECE), Sandra Monteiro. O restante da equipe sai hoje de Marrocos.

O evento foi aberto em Marrakech ainda com a apresentação do Geopark Araripe nos primeiros momentos do evento, que teve que ser cancelado em virtude do terremoto, que já vitimou fatalmente cerca de 2.500 pessoas. Pela 5ª vez consecutiva, conforme anúncio da Secretária Sandra Monteiro e do Reitor da URCA, o Geopark Araripe obtém Selo Verde, após 16 anos de criado, com o primeiro Geopark das Américas. Uma equipe de avaliadores esteve recentemente no Cariri para realizar todos os levantamentos de ações realizadas, infraestrutura e todo o processo de evolução do projeto, para fazer a análise e posteriormente dar o referendo de avaliação.
Reitor chega ao Brasil nesta segunda

O Reitor da URCA afirmou na manhã de hoje que conseguiu nesta segunda-feira, juntamente com a Secretária Sandra Monteiro, embarcar para Fortaleza em um voo de Paris para Fortaleza, com previsão de chegada às 15h30. O restante da equipe virá em outro voo e sairá de Marrocos, neste dia 11.

Estavam em Marrakech, na 10ª Conferência Global de Geoparks, juntamente com a Secretária da SECITECE, o Reitor da URCA, Kleber Oliveira, o diretor executivo do Geopark, Eduardo Guimarães, a presidente da Fundetec, Jeanne Sidrim, o diretor de Cultura, Patrício Melo, além da vice-governadora Jade Romero.

O Cariri poderá sediar a próxima conferência global, o que aconteceria com o referendo no final do evento, que foi cancelado. A equipe recebeu apoio da embaixada e permaneceu em segurança.

Outros Posts