Um triste flagra foi registrado neste domingo (2) no centro de Juazeiro do Norte. Uma residência de fachada histórica, pertencente a família de Dr Juvêncio Santana, juiz e desembargador do Estado muito próximo ao Padre Cícero, foi demolida e arrisca o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade.
A construção, que fica ao lado da Casa Museu do Pe. Cícero, na Rua São José, havia sido comprada e os novos donos ameaçam demolir a residência datada do início do século XX. Há informações de que historiadores e arquitetos solicitaram diversas vezes a Prefeitura Municipal o tombamento do imóvel, mas sem sucesso.
Crédito do vídeo: Cariri das Antigas
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a demolição ocorreu à revelia da orientação dada pela Secretaria e Procuradoria Geral do Município, de que não ocorresse enquanto o processo estivesse em andamento. Portanto, o proprietário não foi autorizado, para tal finalidade, estava sem o alvará de demolição, mesmo tendo conhecimento, por parte da secretaria, desse processo.
Tudo leva a crer que a demolição ocorreu de dentro para fora, e somente no final de semana, foi finalizada a derrubada da fachada do prédio antigo. Ainda na noite de sábado, funcionários da Seinfra estiveram no local, para avaliar o ocorrido. A fiscalização da Seinfra foi acionada para tomar todas as medidas necessárias relacionada ao ato.