sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Reisados, lapinhas e muita tradição encerram o Ciclo de Reis em Juazeiro do Norte

O primeiro sábado do ano (06/01) será de celebração em vários pontos de Juazeiro do Norte, com as esperadas Festas de Reis fazendo parte do projeto Sesc Cultura de Raiz. Na programação – inteiramente gratuita -, estarão diversas apresentações dos grupos de tradição, encerrando o Ciclo de Reis.

Durante todo o dia, a partir das 9h e entrando pela noite, lapinhas e reisados vão compor o cenário dos festejos, com o Sesc fomentando a confecção de tronos, coroação de Reis, louvação ao divino e queima das palhas usadas na confecção de tronos e presépios, que tanto caracterizam o período festivo.

“As Festas de Reis são o resumo de uma vasta etapa da história, incluindo aí da era primitiva até o advento do cristianismo. É a celebração do passado e do presente numa grande festa que poderá lançar bases para um futuro de lucidez, de respeito às tradições e de construção da autêntica alma do povo”, comenta Josiel Bernardo, técnico do Programa Cultura do Sesc Juazeiro, que conclui: “É o sertanejo, em sua simplicidade, semeando a sabedoria milenar, presenteando a contemporaneidade com os mais fortes traços da cultura humana”.

PROGRAMAÇÃO:

9h – Reisado São Luiz
Vila Nova – Pedrinhas

10h – Reisado de Congo do Mestre Damião Cabeludo

Rua Domingos Sávio, Bairro Pio XII

15h – Reisado Santa Lúcia

Rua das Flores – João Cabral

17h – Reisado Discípulos de Mestre Pedro

Rua Beata Maria de Araújo, João Cabral

19h – Lapinha Santa Clara

Rua Santa Clara, Centro

20h – Lapinha Bom Jesus do Horto

Rua do Horto

Outros Posts