sexta-feira, 24 de maio de 2024

Reinaugurada em Crato a sede do Fórum Hermes Parahyba, comarca mais antiga do interior do CE

O Fórum Hermes Parahyba, a mais antiga Comarca do interior do Estado do Ceará, foi reinaugurado na manhã desta segunda-feira, 5, com sua sede ampliada. A solenidade contou com a presença de autoridades do judiciário e políticas do Município e do Estado. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Desembargador Antônio Abelardo, destacou investimentos na ordem de mais de R$ 6 milhões na nova estrutura, que possibilitou a construção de um espaço com acessibilidade, subestação, juizado da mulher, tratando-se de uma obra significativa. “Estamos entregando um prédio à altura do Município do Crato, com mobilidade. Uma obra de considerável porte “, afirma.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ressaltou o espaço como um local onde o cratense deposita os seus anseios e ecos de esperança, clamando por justiça em detrimento dos mais variados temas legais, objetos de conflitos humanos. Ele lembrou a data de 27 junho, da primeira unidade judiciária do Crato, a mais antiga do interior do Estado do Ceará, constituída pelo rei D. João VI, no ano de 1816, e que irá completar 207 anos de sua criação. “Não tem nada melhor para comemorar esse ciclo de nossa cidade e comarca, do que a entrega completa das instalações do nosso fórum pelo TJCE”, disse.

Conforme o prefeito, a reinauguração desse fórum dignifica e consolida a importância do poder judiciário para a sociedade e em especial para a cidade do Crato, e representa mais um exemplo concreto de preocupação do Tribunal de Justiça, propiciando as melhores condições possíveis para o pleno exercício da função jurisdicional estatal.

O diretor do fórum, José Flávio Morais, destacou o papel de todos que fazem parte da comarca. Ele destacou os três anos de espera para receber a reforma da casa, processo que demorou mais em função da pandemia da Covid-19. O juiz salientou a tradição histórica do Crato e o pioneirismo na República. “Palco de decisões histórias e de vidas transformadas. Hoje nos parecem paredes bonitas e bem acabadas, mas sua simbologia é enorme, e representa a dignidade e o reconhecimento aos que tanto fizeram por merecê-la”, disse.

A vice-governadora Jade Romero, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido, a parceria da política em defesa das mulheres e a atuação de cada um dos poderes com suas responsabilidades, além da altivez de cada um no Estado, com os seus objetivos, para desenvolver aquilo que é mais necessário. “Parabenizo o tribunal por estar entregando uma belíssima estrutura, uma grande entrega para todos que trabalham no local, para dignificar o trabalho e receber as pessoas”, afirmou.

O desembargador, que recebeu na ocasião o título de cidadania cratense, proposto pelo vereador Luís Carlos Saraiva, disse que essa inauguração tem uma dimensão de inauguração, pois havia uma verdadeira saga desde 2011 que tentava construir e reconstruir o fórum, passando por várias administrações. Entre as autoridades presentes no evento, estiveram os deputados estaduais Fernando Santana e Guilherme Landim, o presidente da Câmara Florisval Coriolano, além de Luís Carlos Saraiva, o vice-prefeito André Barreto e outras autoridades.

Outros Posts