Moradores do município de Pentecoste, na região do Vale do Curu, estão tensos com o clima gerado pela rebelião na cadeia pública do município. As primeiras informações apontam para a fuga de cinco presidiários, dois óbitos e alguns feridos.
De acordo com informações da 4ª Cia/11º BPM, pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pentecoste foram dispensados ou redirecionados para outros locais, pois unidade de saúde começou a receber vários detentos feridos no conflito da unidade carcerária. Os dois detentos em estado grave foram encaminhados imediatamente para a UPA, mas não resistiram aos ferimentos. Outros dois internos tiveram ferimentos graves e vão precisar ser transferidos para outro hospital.
Atualização. A situação já foi controlada. Policiais do 4ª Cia/11º BPM entraram no local e negociaram com os presos. É realizada uma vistoria. Já foram encontrados até as 12h20 dois revólveres calibre 38, sete facas e cinco cossocos.
No último dia 25 de fevereiro a PM evitou uma fuga em massa desta unidade prisional através de uma operação inicial de busca e apreensão, que resultou numa ação para apaziguar e controlar tumulto entre os presidiários. Segundo informações da polícia, o motivo de tanta tensão dentro da cadeia pública de Pentecoste seria por conta da rivalidade entre duas facções criminosas, a Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE), onde cerca de 53 detentos estavam envolvidos em ambas, causando uma situação de barbárie no interior das celas. Alguns dos presos foram transferidos, durante esta operação, para outras unidades.
Leia na íntegra da nota da Secretaria de Segurança Pública:
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informa que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas, na manhã de hoje (7), para a Cadeia Pública de Pentecoste, Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). No local, foi registrado um confronto entre presos, que resultou na morte de dois detentos e em outros nove feridos. A situação na unidade prisional foi controlada após a chegada do reforço. Participaram da ação, policiais do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da PMCE, além de equipes de Pentecoste e de cidades vizinhas. Os lesionados foram encaminhados para unidades de saúde, dois deles em estado grave. Um desses dois mais graves está sendo transferido para Fortaleza em helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS. Até o momento, foram apreendidos cossocos e três armas de fogo no local. A vistoria no interior da Cadeia Pública continua. As vítimas fatais ainda não foram identificadas. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga as circunstâncias da ocorrência.