quarta-feira, 29 de maio de 2024

Quadrilha Nação Nordestina é campeã estadual

O grupo de Quadrilha Nação Nordestina de Juazeiro do Norte participou neste último final de semana, entre os dias 27 a 30 de julho, do XVIII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, na cidade de Quixeramobim. O Campeonato Final Estadual Junino teve como tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”. O Ceará Junino é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado.

A Nação Nordestina ganhou nos quesitos individuais de melhor noivo, noiva e melhor repertório. A Nação trouxe como temática a gula e a culinária nordestina tão comuns no período junino. A quadrilha Nação Nordestina costuma participar de festivais de quadrilhas locais de Juazeiro do Norte e campeonatos nacionais, e possui o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura – SECULT. Para competir nessa edição do Ceará Junino, o grupo recebeu o auxílio do transporte para a competição em Quixeramobim.

O Município de Juazeiro do Norte busca realizar o incentivo e aporte para o desenvolvimento do trabalho de grupos juninos adultos e infantis da região, auxiliando em translado para competições, bem como, cedendo os espaços para ensaios e incentivando a participação e fomento da cultura quadrilheira e junina nos festivais de quadrilha do município, principalmente na época do JuaForró 2023.

A quadrilha participou da Etapa Cariri do Ceará Junino na Quadra do CC, no bairro João Cabral, em que foi campeã na etapa municipal, sendo assim, classificada para a competição estadual na cidade de Quixeramobim. O grupo competiu neste Campeonato Final com os 22 melhores grupos das etapas do Estado do Ceará.

“Para gente é grandioso a Nação Nordestina ter sido a Campeã Estadual. A quadrilha, nessa temporada 2023, ganhou, com este último, um total de 12 títulos em primeiro lugar”, afirma Jhone Barros, Presidente e marcador da junina Nação Nordestina.

Ele também evidencia outras conquistas em campeonatos, como a classificação no top 5 da cidade de Mossoró-RN, evento junino que pode ser considerado um Nordestão de Quadrilhas Juninas. O grupo também foi vice-campeão do Campeonato Nacional em Picos-PI e de campeonatos interestaduais em Araripina-PE e Exú-PE.

Jhone evidencia que, de um total de 23 apresentações, em todas, o grupo junino ocupou pódio, além de os noivos da junina serem os mais premiados do Ceará, ou ainda, do Brasil, por terem vencido o Mossoró Junino e, mais recentemente, o Campeonato Estadual.

Confira, abaixo, a lista com a pontuação geral e os quesitos individuais:

1° – Nação Nordestina – 419,70

2° – Junina Babaçu – 419,20

3° – Luar do Sertão – 419

4° – Paixão Nordestina – 418,80

(critério de desempate: coreografia)

5° – Girassol do Sertão – 418,80

QUESITOS INDIVIDUAIS

CASAMENTO:

Paixão Nordestina – 60 pts

Girassol do Sertão – 60 pts

MARCADOR:

Luar do Sertão – 239,90 pts

NOIVO:

Nação Nordestina – 240 pts

NOIVA:

Nação Nordestina – 240 pts

REPERTÓRIO MUSICAL:

Paixão Nordestina – 180 pts

Nação Nordestina – 180 pts

Fulô do Sertão – 180 pts

RAINHA:

Sol Nascente – 180 pts

Outros Posts