Na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro do Norte, dessa quinta-feira, 15, os assuntos discutidos foram:
Abusos contra animais de tração
A vereadora Jacqueline Gouveia, do PRB continua a bater de frente com os carroceiros. Na sessão desta quinta-feira, 15, Jaqueline parabenizou a polícia ambiental por algumas apreensões de animais silvestres e relatou a recorrência de reclamações quanto a abusos praticados por carroceiros contra seus animais, nas imediações do bairro Pirajá.
Ainda segundo a vereadora, além de muitos carroceiros se acharem no direito de abusar da força do animal, eles estão criando naquelas imediações, a tradição de o amarrarem com corda curta nas calçadas, no fim do dia, e seguirem para a bebedeira.
Para ela, é necessário que a polícia ambiental amplie sua fiscalização e que os órgãos competentes desenvolvam campanhas educativas.
Quadra chuvosa preocupa
A precariedade da estrutura viária de Juazeiro do Norte revelada pelas últimas chuvas, tem gerado um grande número de reclamações da população, tanto para as áreas de alagamentos quanto para os antigos e novos buracos.
Na lista dos novos buracos, tem um com capacidade para engolir até dois carros, localizado no cruzamento das ruas da Independência com Delmiro Gouveia.
O vereador Demontier Agra, PPL, criticou a baixa mobilização do poder público com relação às áreas mais críticas da cidade.
O vereador convocou a Secretária de Infraestrutura Gizele Menezes e criticou a atuação dela: “Já que ela é detentora dessa pasta tão importante e a gente não está vendo tantas melhoras… salvo uma reformazinha de uma praça aqui, outra acolá, asfaltamento de algumas ruas”. E sugeriu que a secretária fizesse o dever de casa antes de fazer suas tradicionais viagens.
O caso das diárias voltam à cena
No ano passado, causaram polêmica as diárias as quais tinha direito cada vereador. Semana passada veio à tona o volume de diárias utilizadas pelo Secretário de Administração e finanças Evaldo Soares, e na sessão dessa quinta-feira, 15, o Vereador David Araujo, PEN, convocou e cobrou explicações à gestora do PREVIJUNO quanto ao volume de 25 mil reais de diárias usados por ela.
O caos continua na saúde de Juazeiro
Na madrugada da última terça-feira, um pré-adolescente de 12 anos e iniciais P.L.S. perdeu um dos testículos por ter recebido um atendimento de saúde negligente.
De acordo com relatos da Vereadora Rita Monteiro do PDT, o garoto que sofria de fortes dores nos testículos foi atendido na UPA de Juazeiro, e posteriormente, encaminhado ao Hospital Regional para a realização de uma ultrassonografia que só foi feita a tarde.
A vereadora acrescentou que a partir daí começou o jogo do empurra-empurra. O Hospital Regional encaminhou o adolescente para o Hospital Maria Amélia, que por sua vez encaminhou-o para a UPA. E nessa demora para chegar à mesa de cirurgia, o garoto acabou tendo que perder um dos testículos.
A comissão de saúde da câmara foi acionada para estudar o caso e prevenir a recorrência de demoras no atendimento em saúde de crianças e adolescentes.
Empresas Esquadra e MXM podem estar ligadas
A empresa Esquadra que prestou o serviço de coleta de lixo para Juazeiro do Norte e recebeu mais de 14 milhões ano passado, declarou falência, deixando uma lista de funcionários sem receber direitos e salários atrasados.
Essas causas trabalhistas poderão ser respondidas pela empresa que a substituiu, a MXM. De acordo com o Vereador Darlan Lobo, PMDB, há um conchave entre as duas empresas. “A diretoria é a mesma, os compactadores e caçambas também são os mesmos”, diz.
Na solução dessas causas trabalhistas a prefeitura poderá ter co-responsabilidade e ser obrigada a pagar como pagou no passado a EAB e aos funcionários que ingressaram na justiça por seus direitos, pontuou o Presidente Vereador Gledson Bezerra, PMN.
Funcionário fantasma no gabinete do prefeito
A menção ao fato foi feita pelo vereador Demontier Agra, PPL, que deve fazer os encaminhamentos necessários na próxima terça-feira.
Segundo ele a informação chegou às suas mãos através das redes sociais contendo diversos dados do funcionário fantasma inclusive o valor do salário na monta de 3 mil reais.