terça-feira, 23 de abril de 2024

Prorrogadas as inscrições para o concurso Ceará Faz Ciência

Foi prorrogado até o dia 7/11 o prazo de inscrições para o concurso estadual Ceará Faz Ciência, que busca revelar jovens cientistas na capital e no interior. Podem participar estudantes e professores de escolas públicas de todo o Estado. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo link www.sct.ce.gov.br/cfc/.

A iniciativa é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Este ano, o tema do concurso seguirá a temática da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2023, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.

A ideia é que os jovens pesquisadores proponham soluções que melhorem a realidade da sua região, buscando alternativas que levem em conta a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. Para isso, deverão utilizar conhecimentos de Física, Biologia, Química, Matemática, História, Geografia, Ciências Exatas e Humanas.

Detalhes

As equipes poderão ser formadas por dois alunos e um professor-orientador do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou Ensino Médio/Técnico/Profissional (1º e 2º ano). Além do projeto escrito, cada equipe deverá gravar um vídeo demonstrando o experimento/projeto.

Os melhores projetos serão expostos durante a sétima edição da Feira do Conhecimento, que acontecerá de 30/11 a 2/12, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão selecionados 16 projetos, sendo 8 do Ensino Fundamental II e 8 do Ensino Médio/Técnico/Profissional.

Premiação

Os projetos vencedores receberão bolsas do CNPq nos valores de R$ 300 mensais, durante 12 meses, para os alunos; e R$ 770, durante 5 meses, para os professores-orientadores.

Outros Posts