Mais uma vitória para o time de universitários formado por estudantes voluntários dos cursos do Instituto Federal de Educação do Ceará – Campus Iguatu. A equipe do Enactus venceu o Campeonato Nacional Enactus Brasil, por seus projetos de empreendedorismo social realizados em comunidades rurais da região.
O resultado foi anunciado durante o Evento Nacional Enactus Brasil, em Fortaleza.
Agora a equipe se prepara para representar o Brasil no Campeonato Mundial Enactus que acontecerá no mês de outubro no Vale do Silício, Califórnia (EUA).
Há três anos, o time da IFCE Iguatu atua na região desenvolvendo projetos que já beneficiaram diretamente cerca de 1.100 pessoas e mais de 3 mil pessoas de forma indireta.
A equipe é formada por estudantes voluntários dos cursos superiores do instituto (Licenciatura em Química, Bacharelado em Serviço Social e Tecnologia em Irrigação e Drenagem) e conta com o apoio pedagógico de professores e técnicos administrativos da instituição.


Projeto premiados
O projeto Linhas auxilia 20 mulheres do distrito de José de Alencar, zona rural de Iguatu, a tecerem uma nova história de autoestima e empoderamento em sua comunidade, utilizando tesoura, agulha, tecido e linhas.
O projeto proporcionou às mulheres beneficiadas 480 horas de curso em parceria com o Senac. Em breve, o time deve realizar cursos de informática básica e gestão para que as participantes possam alavancar a qualidade de vida e expandir as peças produzidas gerando renda e emprego.
O bicampeonato do Time Enactus IFCE Iguatu ocorreu em 2017. A equipe representou o Brasil no evento mundial em Londres, na Inglaterra, com o projeto Mudas de Irrigação Barata e Eficiente para pequenos agricultores.
O objetivo é inovar tendo uma produção segura de alimentos de baixo custo. Os estudantes desenvolveram um sistema de irrigação de microaspersão, com emissor alternativo que é feito com palito de pirulito, prego e arame, além de um sistema de aspersão por gotejamento e um equipamento que verifica o teor de umidade do solo.
O projeto utiliza o sistema de reúso de água junto às tecnologias alternativas, reaproveitando a água doméstica que era desperdiçada. Para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade, capacitações técnicas, cursos de informática, serviços de saúde gratuitos, ginástica e tratamentos estéticos também são oferecidos no projeto Mudas.
Microempresa
O time também criou uma microempresa de processamento de polpas, doces e geleias, evitando o desperdício de frutas da estação e agregando renda para as famílias. Além disso, as criações de peixes e de aves estão presentes no projeto, propiciando aos agricultores um aumento de renda de acordo com seus objetivos de vida. Para a criação de aves, por exemplo, o time desenvolveu um modelo de chocadeira artesanal quatro vezes mais barato que as convencionais.


Representação na Califórnia
Os jovens responsáveis pelo projeto vão representar o Brasil no Campeonato Mundial Enactus que acontecerá no mês de outubro no Vale do Silício, Califórnia (EUA).
Segundo o líder Kevin Brasil, estudante de química, essa é uma nova oportunidade de apresentar para o mundo os projetos brasileiros. “No ano passado aprendemos a lição e dessa vez vamos ainda mais preparados. Estou muito feliz em representar o país na competição internacional, e a Enactus tem um papel fundamental porque incentiva o jovem a sair de casa e mudar a vida das pessoas”, disse em meio à comemoração.
Além de atender a comunidades rurais, o time também realiza palestras sobre educação ambiental e convivência com o semiárido em escolas particulares e públicas da região, atingindo mais de duas mil crianças.
Vice-campeão
O time foi vice-campeão do Desafio Universitário do InpEV, que teve como campeões os estudantes cearenses do time Enactus FVS de Icó. Os trabalhos dos estudantes do IFCE foi reconhecido com o prêmio Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, onde foi reconhecido pela Enactus Brasil o empenho do time em erradicar a pobreza.