Tramita na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o projeto que estabelece passe livre para estudante de baixa renda. A iniciativa é do suplente de deputado caririense, Dr. Santana (PT). O programa estabelece a gratuidade nas passagens de ônibus urbanas e intermunicipal para os estudantes com renda familiar per capita de até R$400,00.
De acordo com Dr. Santana, o valor é estabelecido a partir de critérios definidos por institutos que estabelecem métodos para avaliar o enquadramento do indivíduo como baixa renda. O deputado avalia que a renda de 400 reais não é o suficiente para que essas pessoas possam cobrir os gastos com transporte, além das próprias despesas. “O transporte caro pode ser o impedimento não só da escola, mas também de outras questões como o lazer e até mesmo o trabalho”, conta.
Já há no estado do Ceará um projeto do bilhete Único, que promove melhoramento para o deslocamento dos usuários do transporte, mas que não anula o pagamento integralmente. Com isso, entraria essa nova modalidade de benefício para que as pessoas de baixa renda possam se deslocar por meio do transporte público gratuitamente.