quarta-feira, 29 de maio de 2024

Projeto OcupArte: uma galeria a céu aberto no Crato

Em julho de 2023, a Secretaria Municipal de Cultura do Crato (SECULT) deu um passo em direção à valorização da arte e à democratização do acesso cultural com o lançamento do projeto OcupArte. Concebido com a missão de impulsionar os trabalhos de artistas individuais no campo das artes visuais, essa iniciativa não apenas fortalece a cidadania, mas também promove a inclusão social e efetiva os direitos culturais no município.

Quatro talentosos artistas foram escolhidos através de um edital para realizar Intervenções Artístico-Urbanas na cidade, e eles já estão deixando sua marca. Begna Pereira Damaceno Leandro, Aufonso Silva, Fhernanda Veloso e Marcos Antônio Bernardo da Silva estão democratizando sua arte nas imediações do viaduto do bairro Alto da Penha.

Essa intervenção não é apenas uma forma de embelezar os espaços urbanos, mas também de torná-los mais inclusivos e culturalmente ricos. A SECULT Crato, com comprometimento para a comunidade, tem promovido uma série de ações para democratizar e incentivar a arte. A transformação de espaços públicos em galerias a céu aberto é apenas uma parte desse esforço contínuo, que visa tornar a arte acessível a todos e valorizar o tecido cultural da cidade.

Ao se depararem com essas intervenções artísticas, os moradores não apenas apreciam a beleza das obras, mas também testemunham o poder transformador da arte na vida cotidiana. É uma celebração da diversidade e da criatividade.

Outros Posts