quarta-feira, 17 de abril de 2024

Projeto inicia capacitação profissional para 32 pessoas em situação de rua

O projeto social ‘Recriando Oportunidades’ já está em atividade no município de Juazeiro do Norte. Na quarta-feira, 4, ocorreu no Centro Pop, a aula inaugural da formação que irá capacitar 32 pessoas em situação de rua para o mercado de trabalho.

Com foco especial neste segmento da Assistência Social, o programa está desenvolvendo ações estratégicas de implementação das políticas públicas para pessoas em situação de rua no Cariri.

Na aula inaugural, os 32 assistidos pelo Centro Pop receberam um kit composto por materiais de aprendizado, como mochila, canetas e bloco de anotações. Além do início da formação, também houve o momento com o tema “Dimensão Socioemocional”, ministrado pelo professor Fernando Prado.

Ao todo, serão três formações para que sejam entregues os certificados de conclusão. Além disso, os concludentes terão prioridade no banco de dados do SENAC, desse modo, facilitando a inserção destas pessoas no mercado de trabalho.

Em Juazeiro, o ‘Recriando Oportunidades’ é uma ação conjunta proposta pela Associação Frente de Assistência Criança Carente – FACC, com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte – SEDEST, e o SENAC.

Segundo a Coordenadora Técnica do Recriando Oportunidades, Mônica Sillan de Oliveira, esse projeto foi pensado “para subsidiar as políticas públicas voltadas para a população em situação de rua”. Sobre as finalidades do programa, a coordenadora comentou que “há uma tripla proposta: a primeira é de capacitar de forma humana e profissional 90 pessoas que vivem nesta situação no Crajubar. Depois, pretendemos subsidiar os municípios de Juazeiro, Crato e Barbalha a formular os planos municipais para lidar com a questão da população em situação de rua. E por último, pretendemos capacitar 80 profissionais que atuam nos três municípios e trabalham neste âmbito de atendimento e acolhimento”.

Segundo o coordenador do Centro Pop, Josmacelmo Silva, “o Recriando Oportunidades ajuda a recuperar a cidadania e traz formação social e humana. E também a segurança financeira dessas pessoas através da qualificação profissional e entrada no mercado de trabalho”, afirma.

Outros Posts