terça-feira, 25 de junho de 2024

Projeto Fazenda Agroecológica Padre Cícero beneficia agricultores

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou um café da manhã, no Sítio Maroto, para apresentar as ações realizadas através do Projeto Fazenda Agroecológica Padre Cícero. O evento aconteceu na última quarta-feira (17).

A partir do projeto, o município arrendou terras improdutivas, ou que estivessem subutilizadas, a fim de viabilizar um uso para produção de alimentos. Esse espaço, hoje, é disponibilizado para pequenos agricultores que não possuem terras próprias. Eles realizam seus cultivos sem nenhum custo com arrendamento de terra.

O município, adicionalmente, oferece aos agricultores infraestrutura para facilitar o plantio. São fornecidos limpeza de terreno, aração das terras, um tanque de 20 mil litros com motobomba de 7,5cv para abastecer o tanque, e instalação de rede elétrica até a margem do rio.

No local, é realizado o plantio de diversas culturas como milho, feijão, alface, quiabo, jerimum, mamão e banana.De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Sousa, atualmente 15 agricultores são beneficiados com o projeto, recebendo apoio desde a infraestrutura como, também, orientação técnica, com o mínimo de custo para o agricultor.

O momento contou com a participação de agricultores, secretários e representantes de instituições parceiras como a Ematerce e as Cooperativas (COAFAC e COOPAEFARC).

Outros Posts