O Projeto Agricultura Urbana, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte (Seagri), já instalou seis hortas nos equipamentos públicos municipais. Agora, as ações acontecem nas cozinhas comunitárias. O objetivo é implantar 254 hortas orgânicas e até o final do ano, a meta é deixar pelo menos 54 delas já instaladas.
Para chegar a essa finalidade, a Seagri conta com a parceira das Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Educação (Seduc) e Cultura (Secult). Das quatros cozinhas comunitárias, três já tiveram as hortas instaladas. A do Aeroporto, Horto e a do Frei Damião.
São plantadas diversas culturas, de acordo com a necessidade do equipamento onde a horta está instalada. Outro objetivo do projeto, é oferecer a população alimentos naturais e orgânicos para as refeições, como acontece no Restaurante Popular, onde tudo que é plantado, chega a ser consumido pelos usuários do equipamento.
Para o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, o trabalho, além de social, promove a educação ambiental e alimentar para os usuários e a população em geral. “Trabalhar as hortas além de conscientizar sobre uma alimentação saudável, propõe um papel integrador, com saberes, ensinamentos, aprendizados, práticas sustentáveis e o trabalho de cooperação”, ressalta.