sábado, 13 de abril de 2024

Programa Proadi SUS atua em 63 escolas municipais

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) está sendo desenvolvido em 63 escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro do Norte, e em três da rede estadual. O município está entre os 66 atuantes com o Educasus, desenvolvendo metodologias de educação em saúde alinhados aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e os indicadores de saúde escolar acompanhados pela Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. O material utilizado é elaborado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Em 2023 houve uma ampliação das atividades no Programa Saúde na Escola – PSE. Em um comparativo com 2022, foram feitas 13 ações pontuais, enquanto que em 2023, apenas no primeiro semestre, já foram aplicadas 126 ações através de planos de aula com base na metodologia do projeto.

Dentre as ações realizadas estão a promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas, bem como a promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, e o estímulo à alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. Além disso, também são feitas a verificação e atualização da situação vacinal das crianças.

Criado em 2009, o Programa é uma iniciativa entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. O objetivo é apoiar o Sistema Único de Saúde – SUS, por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.

Outros Posts