Ao lado dos advogados Petrúcio Monteiro e Coelho Neto, o presidente do Icasa, Valdenor Agra, esteve participando de uma coletiva para falar sobre a real situação do clube. Na ocasião foi citado que os advogados são voluntários, pois o Icasa não tem condições de pagar.
Inicialmente, foi destacado o débito com ex-gestor Emerson Maranhão. Segundo Petrúcio Monteiro, a dívida de 2014 é no valor de 2 milhões de reais, mas com juros de 1% ao mês e com correção monetária, o valor atual, gira em torno de 4 milhões de reais. Também disse que há uma confissão de dívida assinada pelo ex-presidente Paes de Lira.
O advogado falou que houve um contato com Emerson Maranhão e que ele demonstrou interesse em dialogar e até protelar a cobrança, mas nas negociações as partes não chegaram a um consenso e por isso um acordo não foi fechado. Petrúcio disse ainda, que o clube vai contestar o débito e que o ex-presidente Paes de Lira também pode ser acionado na justiça, pois não poderia ter assinado confissão de dívida sem o aval do conselho deliberativo. Antes, Paes de Lira já tinha assinado confissão de dívida com o ex-gestor Artur Boin. Na época o valor girava em torno de um milhão e meio de reais.
Sobre o débito real, o presidente Valdenor Agra afirmou que, além do débito com Emerson Maranhão, o Icasa também tem dívidas trabalhistas que chegam ao valor de 12 milhões de reais. O advogado Coelho Neto está responsável por esta parte e disse que anda negociando com alguns credores para tentar diminuir este valor de forma considerável.
Valdenor Agra lamentou ainda que o Icasa deixou de receber convênios com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte por ter dívida fiscal. O presidente afirmou que para conseguir a certidão negativa e poder receber dinheiro público o Icasa tem que pagar, inicialmente, 107 mil reais, mas o clube não tem esse valor. O presidente espera contar com torcedores para adquirir o dinheiro e fez um convite: “Eu convido o torcedor para que se aproxime do Icasa. Nós da diretoria não podemos nada sozinhos. As portas estão abertas para que torcedores nos ajude a buscar soluções. Se for o caso, alguns poderão receber porcentagem, mas o importante é conseguir fazer que entre dinheiro no Icasa”, disse.
Ao contrário das especulações, na coletiva não foi falado que o Icasa pode fechar as portas. Em nenhum momento essa situação foi citada.