quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Juazeiro do Norte assina termo de cooperação com o SISAR

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, juntamente com o representante do Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR, e representantes do Programa Águas do Sertão assinaram termo de cooperação. O Sisar atua em serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em localidades rurais ou de pequeno porte. A assinatura aconteceu na última terça-feira (25).

O prefeito disse que a assinatura desse termo de cooperação é motivo de grande realização. “Passou pelo crivo da população, que foi ouvida e disse que queria o programa águas do sertão em nosso município. Duas comunidades rurais serão atendidas”. Glêdson frisou que o trâmite ocorre depois da participação da Prefeitura em audiências públicas e também pela atuação da equipe do Sisar, que compareceu à Câmara Municipal para esclarecimentos a respeito do projeto.

O Programa Águas do Sertão surgiu de um empréstimo entre o Governo do Estado e o banco KFW. A instituição elegeu o Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR como parceiro do Programa, para ser o gerenciador do sistema de abastecimento de água na zona rural. O objetivo do Projeto Águas do Sertão é levar água potável até as comunidades, que receberão água encanada com o hidrômetro instalado nas residências. Essa ação não gera custos ao município nem para as famílias beneficiadas.

Maria da Penha, Assistente Social do Programa Águas do Sertão e representante da Secretaria das Cidades, explica que “o projeto é realizado em 23 cidades, 1 localidade por município, totalizando 96 em todo o estado do Ceará”, destaca. No atual momento, o projeto aguarda assinatura da ordem de serviço pela Secretaria das Cidades do Estado. Após isso, será criado o projeto de engenharia.

Outros Posts