Thor: Amor e Trovão estreia oficialmente nesta quinta-feira (7), mas amanhã, quarta-feira (6), acontece a pré-estreia do novo filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) e quarto filme solo do Deus do Trovão, com seis sessões noturnas no cinema em Juazeiro do Norte. Alguns críticos e sites especializados em cultura nerd já assistiram ao filme, e as primeiras impressões são as melhores possíveis.
Um dos aspectos elogiados é o equilíbrio entre comédia, ação, drama e romance. O filme tem de tudo, e na medida certa. Jacob Kleinman, do site Inverse, define o filme como “emocionalmente maduro”. Obviamente, o filme seria comparado ao antecessor, Ragnarok, que mudou os rumos do personagem no UCM. Para alguns críticos, o novo não supera, para outros, há muito de Ragnarok, mas com a adição de sentimentos e emoção. Richard Nebens, do The Direct, definiu assim: “Thor: Amor e Trovão é previsivelmente hilário, mas inesperadamente sentido e pessoal. As performances de Christian Bale e Natalie Portman brilham enquanto Taika Waititi entrega uma história bem emocional. Eu acho que é meu filme favorito do Thor”.
Já para o site especializado brasileiro Legião dos Heróis, a “fórmula Marvel”, tão criticada recentemente, está de volta, mas definitivamente não de um jeito ruim. “Thor: Amor e Trovão se lambuza sem medo na presepada da fórmula Marvel”. E complementa: “acertando no tempo das piadas, filme consegue um equilíbrio perfeito entre heroísmo, comédia e romance”.
Outro site especializado que também já viu o filme foi o Legado da Marvel, que voltou a bater na tecla de que há o tom do antecessor, mas há também novos elementos que deixaram o filme surpreendentemente bom, além de emocionante – “sim, leve os lenços”, eles disseram. E finalizaram assim as primeiras impressões do longa: “Não é o filme que você esperava, mas sim o que você precisa! Prepare-se para rir muito, cantar músicas e chorar. Um dos melhores filmes da Fase 4 e o melhor da Marvel em 2022 (até agora)”.
O filme mostrará, pelo menos de início, um Thor que, após tudo que passou no UCM, agora não quer mais guerras, e sim promover a paz e o autoconhecimento. Entretanto, com poucos vazamentos – se comparados ao número de vazamentos nos filmes anteriores – e uma campanha de marketing menos agressiva, pouco se sabe o que pode acontecer de fato durante os 119 minutos de filme.
Thor: Amor e Trovão terá novamente a direção de Taika Waititi, que revolucionou o herói em seu terceiro filme (Thor: Ragnarok, 2017), e contará com participações dos Guardiões da Galáxia, liderados por Peter Quill (Chris Pratt), além dos retornos de Tessa Thompson como Valquíria, Taika Waititi como Korg e Natalie Portman como a Poderosa Thor. O vilão do filme será Gorr, O Carniceiro dos Deuses, e será vivido por Christian Bale – esses quatro últimos sendo extremamente elogiados pelas críticas que saíram até o momento.