segunda-feira, 27 de maio de 2024

Prazo para atualização dos dados cadastrais do CadÚnico finaliza nesta sexta-feira (11)

Os beneficiários do Auxílio Brasil,  deveriam ter atualizado os dados do Cadastro único até o dia 14 de outubro de para regularizar a situação e evitar o cancelamento do benefício. Entretanto, o Ministério da Cidadania anunciou que o prazo foi prorrogado. As famílias inscritas no Cadastro Único têm até esta sexta-feira (11) para atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico). A prorrogação ocorreu devido às grandes filas que têm sido formadas em Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de todo o país.

A atualização dos dados cadastrais garantem a transparência e a segurança dos processos e do armazenamento de dados, garantido que as informações estejam sempre de acordo com a realidade das famílias inscritas. Tal atualização, é obrigatória para garantir  a continuidade do recebimento de benefícios pagos via programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem. O Ministério da Cidadania informa, ainda, que apenas os cadastros que foram revisados em meados de 2016 e 2017 foram convocados para a atualização junto aos municípios. Já as famílias que atualizam os cadastros entre 2018 e 2019 serão chamadas para atualizarem os cadastros posteriormente.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social  ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município”, informou o ministério em nota. Os processos de revisão cadastral tinham sido pausados devido à pandemia do Covid-19.

Outros Posts